Como você já deve saber, esta semana falamos basicamente sobre otimização (SEO), principalmente os Fatores On Page. Você deve ter percebido que SEO não é tão difícil quanto parece, não é nenhum bicho de sete cabeças. Tudo que você tem que fazer é aplicar alguns conceitos simples. Mas, apenas pelo fato de você usar o WordPress, já está um passo a frente, pois se trata de uma plataforma bem otimizada. Dito isto, vamos ver neste artigo, um Checklist de SEO para Antes de Publicar um Post no seu blog WordPress.
Publicamos anteriormente um artigo falando sobre 5 dicas de SEO para otimizar seus Posts. Neste artigo, vamos falar mais algumas coisas para complementar a otimização do conteúdo do seu blog WordPress.
Às vezes nós fazemos tantas coisas para melhorar nossa classificação como construir links (Link Building), publicações nas redes sociais, etc. No entanto, muitas vezes esquecemos de otimizar nossos posts. Sabemos que ao escrever um post você tem muitas preocupações como que tipo de mensagem transmitir, se vão gostar, se envolverem. De qualquer forma, não podemos ignorar o SEO se queremos que nosso conteúdo seja encontrado nas buscas.
Checklist de SEO
Otimizar seus Posts pode ajudá-lo a melhorar seu ranking nas buscas e atrair mais tráfego. Então, sei que você não quer deixar a peteca cair, por isso, listaremos aqui alguns fatores importantes para antes de você publicar seus posts. Esta lista inclui alguns fatores básicos que já vimos e que você deve saber, mas que é bom relembrá-los.
#1. Pesquisa de Palavra-Chave
Palavras-Chave são palavras ou frases que as pessoas digitam nos buscadores. Se você quer mesmo obter mais tráfego orgânico, certifique de incluir em seus posts (título, descrição e conteúdo) palavras-chave relevantes.
Para isto, você pode usar o Planejador de Palavras-chave do Google (Keyword Planner), para determinar as melhores palavras chaves para seu Post. Então faça uma pesquisa antes sobre as melhores palavras-chave para seu conteúdo e desenvolva-o em torno delas.
#2. Título e Título Meta
As pessoas primeiro leem seu título, depois o seu post, lembre-se disso. Se você tiver um título atraente, vai chamar a atenção do leitor para seu conteúdo. Mas, este título que é atraente para o leitor pode não ser tão amigável à SEO ou não chamar a atenção do pesquisador. É justamente neste ponto, que entra o Título Meta, um título otimizado e amigável à SEO.
Você pode ter este post como exemplo:
- Título do Post: Vai Publicar um Post? PARE, Veja isto!
- Título Meta: Checklist de SEO para Antes de Publicar um Post
[leia]Como Otimizar Títulos para Leitores e SEO[/leia]
#3. Links Permanentes ou Permalinks
Sempre que escrevemos um título para o post, o WordPress gera automaticamente um link permanente, colocando as palavras do título. Geralmente este link permanente utiliza algumas palavras de parada (palavras ignoradas pelos buscadores).
Recomendamos que você edite seus links permanentes, clicando no botão “Editar”, conforme a imagem abaixo:
Algumas dicas para criar uma URL amigável
- Crie uma URL curta (4-5 palavras)
- Deve conter a palavra-chave principal
- Evite palavras de parada
[nota]Não mude seu Link Permanente depois que o post for publicado. Se tiver links para ele podem ficar quebrados.[/nota]
[leia]Como Criar um Estrutura de URL Amigável[/leia]
#4. Palavras-Chaves em Títulos
Os títulos que falamos neste ponto são os relacionados as tags H1, H2, H3, etc. São excelentes para organizar seu conteúdo e melhorar a otimização do Post.
Normalmente atribui-se H1 ao título do Post, então nos outros títulos do post, você deve usar H2 por diante.
#5. Otimização das Imagens
Não subestima o poder das imagens em gerar tráfego orgânico. Então, se você quer obter mais tráfego a partir das suas imagens, deve otimizá-las corretamente.
Os motores de busca leem texto facilmente, porém não conseguem ler as imagens. Ao ver uma imagem, você talvez possa rapidamente identificar do que se trata, os buscadores não. Por isso, devemos facilitar o trabalho dos bots. Para isto, listamos aqui alguns pontos que você deve considerar:
- A maioria das imagens tem nomes não associativos como “imagem123.png”. Use nomes relativos e com palavras-chave.
- Otimize o “Título” e o “Texto Alternativo” de cada imagem.
- Reduza tanto quanto possível o tamo dos arquivos
- Use o formato (gif, jpg, png) correto
- Use legenda, se necessário
[leia]Como Otimizar Imagens para Melhorar o SEO e o Tráfego[/leia]
#6. Links Internos e Externos
A Linkagem interna, como já falamos, é uma excelente maneira de manter seus visitantes mais tempo no site e, consequentemente, aumentar pageviews e reduzir a taxa de rejeição. Além disso facilita o trabalho dos motores de busca em rastrearem seu conteúdo antigo. Certifique que estes links sejam Dofollow (Permitem aos motores seguirem os links).
Seus novos usuários provavelmente não sabem sobre seus posts antigos, então, os links internos podem ajudar a navegar pelo site, conhecer melhor seu conteúdo e se tornarem leitores regulares.
[leia]Como interligar Posts rapidamente no WordPress[/leia]
Outbound Links ou Links Externos, são links que apontam para outros sites. É uma boa maneira de se relacionar com outros blogs do seu nicho. Então, sempre que possível, link para um desses blog. Alguns podem gerar um trackback.
#7. Descrição Meta
Meta Description ou Descrição Meta é basicamente o resumo do post. Ela ajuda a entender do que se trata o post. Geralmente são mostradas nos resultados das buscas. Além disso, quando alguém compartilha uma página, as redes sociais também pegam esta descrição. Um excelente plugin para criar suas descrições é o WordPress SEO by Yoast.
[leia]Como escrever uma boa descrição que aumenta sua taxa de cliques[/leia]
#8. Categorias e Tags
Categorias são usadas para agrupar seus posts por tópico. As Tags, geralmente são usadas para descrever seu post com mais detalhes. Selecione sempre a categoria apropriada para seu post e de preferência apenas uma.
[leia]Categoria vs. Tags: Melhores práticas de SEO para Classificar seu Conteúdo[/leia]
#9. Revise
Você deve sempre ser o melhor e mais atento leitor do seu Blog. Se você não gosta de ler seu próprio post, quem dirá as outras pessoas. Então, revise seu conteúdo pelo menos duas vezes antes de publicá-lo. Estas revisões podem ajudá-lo a descobrir eros ortográficos e gramaticas. Ter erros é ruim tanto para leitor quanto para SEO.
sabemos que reler seu post pode não ser tão fácil, especialmente se for longo, mas isso é importante, você deve fazer disso um hábito. Por isso, reforçamos que você nunca deve publicar seu post antes de revê-lo.
Conclusão
Isso pode parecer bem difícil de ser aplicado no dia a dia e para todos os posts que for publicar. No entanto, você vai tornar isso um hábito, o que facilitará bastante no futuro. Além disso você pode usar o plugin que recomendamos para facilitar seu trabalho.
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