SEO Search Engine Optimization

5 Dicas para Escrever uma Boa Descrição Meta

Esta semana dedicamos nossos posts ao assunto Otimização (SEO). Falamos sobre vários assuntos importantes. No último, falamos sobre Fatores On Page, que são fatores que determinam a otimização de cada página do seu site. A otimização é fundamental para que você obtenha uma melhor classificação nos resultados de pesquisa (SERP), como já vimos nos posts anteriores. Para que você consiga mais tráfego orgânico, algumas medidas simples, podem ser determinantes. Então, seguindo com o assunto desta semana, vamos mostrar-lhe neste artigo, como escrever uma descrição que aumenta o CTR.

Quer mais cliques de resultados de buscas no Google? Então, uma boa maneira de aumentar a taxa de cliques (CTR) é escrever uma boa Descrição Meta.

Teoricamente, a Descrição Meta ou Meta Description, não tem efeito direto sobre o ranking. Então, por que você deveria usá-la? Pois bem, se você precisa pesquisar alguma coisa deve ir no Google, certo? laro, ele é o principal buscador e oferece milhares ou milhões de resultados para suas buscas. Na primeira página, na parte orgânica das buscas, são apenas 10, ou seja, uma parte insignificante diante da quantidade de resultados. O fato, é que uma boa parte das pessoas acabam lendo a descrição e clicando se acharem interessantes. Se suas descrição são boas, você terá mais chance de chamar a atenção do pesquisar e atrair um novo clique.

O que é a Descrição Meta?

A Meta Description é uma meta tag usada para descrever uma página ou post. Ele deve fornecer um resumo do seu conteúdo. Os motores de busca usam a Descrição Meta para deixar seus usuários saberem do que se trata a página. Não só os buscadores, mas também as mídias sociais a utilizam. Isso significa que sempre que você compartilhar uma página, redes sociais como Facebook, Twitter, Google+, etc, vão buscar a Descrição Meta da página para exibí-la.

Tudo indica que uma boa descrição é capaz de aumentar sua taxa de cliques (CTR). Se ela for única e atraente, pode chamar mais a atenção do pesquisador. Chamar a atenção pode significar receber um clique. Então, sempre que você for escrever sua Descrição Meta, tenha em mente as seguintes dicas:

#1. Escreva no máximo 150-160 caracteres

Não há exatamente um limite de palavras para escrever uma Descrição Meta, mas a maioria dos motores de busca permitem apenas 150-160 caracteres. O Google permite no máximo 159 caracteres, incluindo os espaços. O que acontece se ultrapassar? O Google corta a parte excedente da sua descrição e coloca “…”. Por isso é bom mantê-la dentro do limite de 150-160 caracteres. Veja um comparativo abaixo entre o WordPress e o Google:

Google Snippet WordPress

Google Snippet

Observe que a Descrição Meta do WordPress, está cortando…

#2. Insiras as principais palavras-chave

Esta é a parte importante. Não há garantias de que o Google vai sempre mostrar as descrições meta nos resultados da busca. O que faz com ele quase obrigatoriamente utilize a descrição meta é se encontrar palavras-chave nela. É recomendável que você adicione palavras-chave do Título Meta.

O Google põe em negrito as palavras-chaves buscadas, no título e na descrição, nos resultados das buscas. Se você tiver as palavras-chave no título e na descrição as chances de chamar a atenção do usuário aumentam. Se você conseguir atrair a atenção, como já falamos, tem grandes chances de receber o clique.

#3. Descrição Única e Relevante

Você tem a opção de pegar uma parte do seu conteúdo e colar na descrição meta. Porém, recomendamos que você escreva uma descrição, relaciona com seu conteúdo publicado. Pense que quanto mais relevante sua descrição for mais vai aumentar seu CTR.

#4. Escreva um Call to Action

Use palavras Call to Action (Chamadas par Ação) como Aprenda, Faça, Veja Aqui, etc. Estas palavras também incentivam os usuários a clicarem no seu link. Claro que não é para usar esta técnica em todas as suas páginas, mas apenas quando necessário. Geralmente, estas palavras ajudam a obtermos mais cliques.

#5. Evite Usar as Mesmas Palavras

Pense que você está limitado à apenas 150 caracteres, portanto, é melhor que você não utilize a mesma palava. Você pode usar o próprio buscador para obter ideias. Usar a mesma palavra é desperdício de palavras na Meta Descrição.

Conclusão

A Meta Description pode ajudar você a aumentar seu CTR, consequentemente seu tráfego.

Se você já recebe em algum site seu, uma grande quantidade de tráfego orgânico, experimente mudar a descrição  para ver a variação na sua taxa de cliques.

Você tem usado Descrição Meta no seu Blog? Um plugin chamado WordPress SEO by Yoast, pode ajudar bastante nesta tarefa.

Se você tem alguma dica que possa tornar a Descrição Meta melhor, mais otimizada, deixe um comentário sobre isso abaixo.

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Uma resposta

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