Ao iniciar, a maioria dos blogueiros acreditam que é super difícil atrair as pessoas para o seu blog. Enquanto a maioria dos blogueiros profissionais pensam que levar as pessoas para o seu blog é a parte fácil. Agora, fazer com que os usuários permaneçam em seu site é mais difícil. A maioria dos usuários chegam ao seu site e acabam deixando-o sem mesmo ir até a segunda página. Quando um usuário deixa seu site sem navegar até a próxima página, aumenta sua taxa de rejeição (bounce rate). Ele também diminui suas pageviews por visita. Em um quadro geral, isso pode diminuir sua receita publicitária. Neste artigo, vamos compartilhar com vocês dicas e truques que ajudarão a aumentar pageviews e reduzir a taxa de rejeição no WordPress.
Antes de começar
Vamos passar algumas noções básicas sobre a terminologia e tecnologia. Taxa de Rejeição ou Bounce Rate representa a porcentagem de visitantes que entram no site e “rejeitam” (deixam o site), em vez de continuar a navegação em outras páginas dentro do mesmo site. Pageview é um pedido para carregar uma única página em um site da internet. Usamos e recomendamos o Google Analytics para acompanhar estes dados. Você pode utilizar outro serviço de análise, ou você pode simplesmente instalar o Google Analytics em seu site WordPress.
Agora que falamos sobre a terminologia básica, você provavelmente está se perguntando por que diabos é que estes números importam?
Se você tiver um site que é rentabilizado principalmente por banners, então o número de pageviews é importante. Se você está tentando construir um público fiel, então o número em questões é a taxa de rejeição. Também, diminuindo sua taxa de rejeição, vai melhorar o CPM (custo por mil) ou CPC (custo por clique) que você tem. Porque? Quando o mesmo usuário visualiza a página seguinte, o seu provedor de anúncios provavelmente tem um anúncio melhor para atendê-lo, dando-lhe assim um maior CPM ou CPC.
Todos os métodos que vamos partilhar, temos usado e sabemos que eles funcionam.
OBS: Essas técnicas só irão funcionar se você tiver um bom conteúdo.
Interligar seus Posts
A qualquer momento você pode interligar seus outros posts dentro do conteúdo do post. Fazendo isso, você vai ver um aumento em pageviews. A partir do WordPress 3.1, fazer linkagem interna ficou ainda mais fácil, porque você pode simplesmente procurar o post que você deseja vincular adicionando links. Técnicas de interligação funcionam muito bem quando você tem um site com um monte de artigos. Se você está apenas começando, então você ficará um pouco limitado. Então, como voltar e interligar artigos mais antigos aos novos? Você pode fazê-lo manualmente, mas vai levar algum tempo. Existem plugins que lhe permite linkar automaticamente palavras-chave no WordPress (Embora este artigo seja para mostrar como fizemos para os links de afiliados, você pode usá-lo para fins de linkagem interna também). Interligar seus posts não só irão ajudá-lo a aumentar pageviews e reduzir as taxas de rejeição, como também a melhorar seu SEO.
Se você quiser ver um exemplo de interligação (linkagem interna), basta olhar para o parágrafo acima.
Mostrar Posts Relacionados após o Post
Uma das principais razões pelas quais o usuário deixa seu blog depois de ler o post é porque você não está mostrando-lhes o que fazer a seguir. Ao mostrar ao usuário uma lista de “Posts Relacionados” ou “Outros Posts Populares”, você pode levá-lo a visitar um outro post no seu site. Há uma série de maneiras para adicionar posts relacionados ao seu blog. Você pode usar um plugin chamado YARPP, que tem um algoritmo avançado que pega o post relacionado. Você pode mostrar posts relacionados por categoria ou tags sem o uso de um plugin. Você também pode mostrar posts relacionados ao mostrar outros posts do mesmo autor .
Mostrar Trechos de Posts nas Páginas Inicial e de Arquivo
Mostrando trechos nas páginas inicial e de arquivo, você tem duas vantagens. Primeiro, diminui tempo de carregamento da página. Em segundo lugar, ajuda a aumentar as pageviews. Você quase nunca deve mostrar Posts completos em sua página inicial ou página de arquivo. Imagine ter 25 imagens em um post, e ainda ter 5 destes em uma página. Seria uma experiência horrível para o usuário por causa do tempo de carregamento e pelo longo tamanho da página, o que provavelmente, faria o usuário sair do site. Temos um tutorial sobre como exibir trechos de Posts em temas WordPress.
Dividindo-se Posts Longos
Você está escrevendo posts muito longos? Bem, você pode dividi-los em várias páginas usando a tag <!–nextpage–> no seu post. Basta adicioná-la onde quiser, e seu post será dividido em páginas. Você tem que ser muito cuidadoso ao fazer isso, porque se você não tiver uma quantidade suficiente de conteúdo em cada página, o usuário pode ficar chateado.
Sidebar Interativo
Sua barra lateral pode desempenhar um papel crucial no aumento de pageviews e redução da taxa de rejeição. Você pode mostrar, por exemplo, seus posts populares na barra lateral. Você pode até mesmo personalizá-la para mostrar as mensagens populares por semana, mês, etc. Você também pode mostrar seus posts mais recentes apenas na página do post. Existem sites que criam imagens personalizadas linkando para posts específicos. Você pode integrar outras seções do seu site na barra lateral, entre outras coisas.
Incentivar Navegação Aleatória
Você pode criar um botão para que, quando um usuário clicar, seja redirecionado para um post aleatório no WordPress.
Estas são apenas algumas maneiras de você obter bons resultados. O que você está fazendo para aumentar pageviews e reduzir a taxa de rejeição? Compartilhe com a gente, deixe seu comentário abaixo.