Iniciantes geralmente instalam alguns plugins de SEO, mas geralmente nunca usam corretamente. Não adianta somente ter um plugin instalado e ativado, se você não souber usá-lo corretamente para melhorar seus resultados na busca natural, já que esta é a proposta do SEO. Se você usar corretamente, de preferência a cada novo post, o SEO pode ajudar e muito a melhorar seu ranking nas buscas, além de aumentar significativamente o seu tráfego de busca orgânica. Há muitas coisas que podem ser feitas para otimizar seu desempenho nas buscas e neste artigo vamos dar algumas dicas de SEO para iniciantes, para você aplicar corretamente o SEO no WordPress e principalmente em seus posts.
WordPress24Horas utiliza o plugin WordPress SEO by Yoast, um plugin completo para trabalhar o SEO no WordPress. Você vai observar que algumas das imagens abaixo são da utilização deste plugin.
1. Escolha uma palavra-chave em foco
Uma das principais dicas de SEO para iniciantes é sobre a palavra-chave em foco. Ela é a palavra principal que as pessoas utilizarão em suas buscas para chegar até o seu post. Se o seu blog está em um nicho competitivo, então há grandes chances de você estar competindo com outras publicações já estabelecidas e respeitadas para palavras-chave populares. Neste situação , você pode obter mais tráfego orgânico, utilizando palavras-chave de cauda longa. Nunca esqueça que seu público-alvo são as pessoas e não os mecanismos de busca (o que não significa que tem que esquecê-los). As pessoas nem sempre digitam apenas palavras-chave nas buscas, digitam frases inteiras. Sua palavra-chave em foco pode ser uma frase.
WordPress SEO by Yoast permite que você escolha uma palavra-chave em foco para cada post. Também ajuda você a encontrar palavras-chave semelhantes enquanto você digita a palavra-chave em foco.
Depois de escolhida a palavra-chave em foco, o WordPress SEO mostrará quantas vezes você usou a palavra-chave em diferentes áreas do seu post.
2. Escrever um bom Título Otimizado para SEO para o Post
[imagem]
Um bom título de post, amigável ao SEO é um título legível, que contém a palavra-chave em foco e está dentro do limite dos 70 caracteres. Ele também precisa ser cativante. Quando a página aparece nos resultados da busca, o usuário vai decidir clicar ou não com base no título e na descrição no snippet da busca. A parte da descrição pode mudar à medida que os motores de busca mostram a parte mais relevante do seu artigo como descrição. Mas o título permanecerá o mesmo. Verifique se seu título descreve exatamente o que a pessoa vai obter se clicar no link. E finalmente, simplifique seu título, e inclua a palavra-chave em foco, de preferência no início.
3. Meta-Descrição SEO do Post
Entre as dicas de SEO para iniciantes também destacamos a Meta-Descrição. Apesar de alguns especialistas de SEO acreditam que a tag meta-descrição tornou-se irrelevante, muitos outros não concordam. No WordPress24Horas, recomendamos o uso da tag meta description em todos os seus posts. Um boa meta-descrição pode explicar um pouco mais sobre o post. A Meta-descrição também é mostrada em sites de mídia social como o Facebook, Google+ e no Twitter via Twitter Cards.
Agora que você sabe que as pessoas vão ler suas meta-descrições, sabe o quanto são úteis. Você deve incluir a palavra-chave em foco na meta-descrição para fins de busca. O limite de caracteres da meta-descrição é de 155 caracteres. Mantenha-se objetivo e dentro desse limite para evitar que seja cortada. Tente usar a palavra-chave em foco no início da meta-descrição.
4. Categorias vs Tags
Categorias e tags vão ajudá-lo nestas dicas de SEO para iniciantes, à organizar seu conteúdo, não só para o leitor e para si, mas também para os mecanismos de busca. Escrevemos um guia detalhada sobre como usar Categorias e Tags no WordPress. E dissemos lá e repetimos agora, pense no seu blog como um livro. As categorias são a tabela de conteúdo, e as tags são a parte do índice do livro.
5. Faça da Linkagem Interna um hábito
Depois de um tempo de blog, você vai ter bastante conteúdo e gostará que as pessoas o leiam. Com a Linkagem Interna, você pode enviar novos leitores à lerem seu posts mais antigos e relevantes. Linkagem interna é uma ótima maneira de desenvolver um contexto entre seus posts novos e os antigos, criando um relevante link juice. Esta também é uma das mais poderosas dicas de SEO para iniciantes.
O WordPress permite procurar seus posts antigos direto do editor de postagem. Pressione o botão “link” do seu editor de postagem e clique em “Ou link para o conteúdo existente“. Isso abrirá uma caixa de pesquisa e permite pesquisar postagens antigas, mostrando os resultados à medida que você digita. Selecione o post que pretende linkar e clique no botão “Adicionar Link”.
Cada post que você publica no seu blog tem o potencial de aumentar o seu tráfego a partir das buscas. Ao adicionar metadados para seus posts, escreva bons títulos e inclua links para posts mais antigos. Então, em breve você perceberá um aumento no seu ranking e no seu tráfego de buscas.
Esperamos que estas dicas simples, mas eficientes, possam ter te ajudado a otimizar seu blog WordPress. Deixe-nos saber o que mais você está fazendo para otimizá-lo, escreve um comentário abaixo.