Esta semana estamos falando sobre Conteúdo (Content Marketing), e como terça é dia de Plugins no [wp24], resolvemos listar alguns aqui, que vão ampliar a funcionalidade do seu site ou blog WordPress e expandir o alcance do seu conteúdo online. Esperamos que este artigo seja uma conversa onde você compartilhe conosco também sobre os plugins que usa para alcançar mais leitores e oferecer mais valor ao seu público.
Uma advertência
A grande capacidade do WordPress que nos apaixona, é também a capacidade que tem de destruir um site. O WordPress dá a você a capacidade de adicionar novos widgets, recursos e funcionalidades através de plugins, mas você precisa ter cuidado para não encher seu site com coisas “bacanas”, mas que podem comprometer sua performance. Já leu nosso post sobre Quantos Plugins você pode instalar? Só porque você pode, não quer dizer que precise instalar. Portanto, analise bem suas necessidades.
Dito isso, aqui estão alguns plugins do WordPress para impulsionar seu conteúdo, e que devem facilitar a vida de Content Marketers e produtores de conteúdo:
#1. Produtividade
- Calendário Editorial – Se você está blogando, o plugin Editorial Calendar (#1) vai permitir que você adicione ideias/rascunhos de posts dentro de uma interface de calendário, para que você possa se planejar com antecedência.
- Agendador de Conteúdo – Ter controle sobre o conteúdo tem sido falado por aí, e o plugin Content Scheduler (#2) é uma boa ferramenta para facilitar esta tarefa. Quando você escreve/edita um post ou página, você pode especificar um data de publicação, e este plugin pode ajudar a definir uma data para expirar e o que acontece depois disso. Leia também nosso artigo como agendar suas postagens no WordPress.
- VoicePress (#3) – Adiciona um pequeno ícone de microfone ao seu editor de post/página e permite que você dite verbalmente seu conteúdo. Muito Interessante e pouco utilizado por aqui.
#2. Otimização
- Search Engine Optimization (SEO) – Há vários plugins de SEO que podem garantir que o seu conteúdo fique mais adequado para os buscadores. Recomendamos o WordPress SEO by Yoast (#4) (é o que nós utilizamos) ou o All in One SEO Pack (#5).
- Sitemap XML – É obrigatório para qualquer site, independente da sua finalidade. O plugin Google Sitemap XML (#6), cria e atualiza um mapa do site baseado em XML, que é a forma preferida para os motores de busca para indexarem automaticamente seu conteúdo. Se você optar pelo WordPress SEO, basta habilitar esta função no plugin.
- Webmaster Tools Verification – Você deve “verificar” seu site através das ferramentas para webmaster dos motores de busca. Este processo é muitas vezes esquecido ou ignorado, no entanto, é de extrema importância sempre que você lançar um novo site. Como proprietário do site, você deve ter uma conta de webmaster no Google e Bing, pelo menos. Com essas contas, você deve cadastrar seu site e obter um status “verificado”, que basicamente diz que você é real (não robô) e tem um site legítimo (não um site de spam). Sites verificados também tem melhor qualificação. Para que possa verificar seu site, você precisa adicionar uma meta tag no código do cabeçalho do seu site. O plugin Webmaster Tools Verification (#7) vai facilitar que você insira este código. Saiba mais sobre como adicionar seu site nas Ferramentas para Webmasters do Google.
- Caching – Você precisa de um plugin de cache, principalmente para ajudar seu site a carregar mais rápido. Usamos e recomendamos o W3 Total Cache (#8), que é fácil de instalar e configurar, independente da sua capacidade técnica. A configuração padrão, já deve fornecer um aumento de velocidade perceptível.
- Teste A/B – Max A/B (#9) é um plugin que lhe dá a capacidade de criar diferentes versões da página, e facilitar um split testing, que será executado por um período de tempo especificado. Geralmente os testes e plataformas de teste são complicadas de configurar, mas agora você não tem mais uma desculpa. Também já falamos sobre como fazer teste a/b com o Google Analytics.
- Mobile Optimization – Hoje em dia, você deve prestar atenção em como seus visitantes estão interagindo com seu site através de dispositivos móveis. Se o seu tráfego móvel é significativo, então, você deve ter uma versão mobile-friendly ou um tema que seja responsivo. O plugin WPtouch (#10) é uma excelente opção, que ajuda a criar uma versão móvel para seu site ou blog em minutos.
#3. “Amplificação”
- Feeds RSS – Um site WordPress já oferece feeds RSS, no entanto, não oferece nativamente controle sobre seus assinantes. O FeedBurner do Google é uma ótima ferramenta para lidar com isso, e existe um plugin chamado FD FeedBurner (#11), que é fácil de configurar e implantar. Saiba mais sobre como integrar o FeedBurner ao WordPress. Depois de feita a integração, você será capaz de obter estatísticas sobre seus assinantes, entre outros recursos. Existe também a possibilidade de manipular totalmente seus feeds.
- Compartilhamento Social – Todos nós sabemos como o conteúdo pode se espalhar, impulsionando resultados e dando-lhe mais exposição. Neste sentido, é obrigatório você oferecer mecanismos de compartilhamento. Existem vários plugins do WordPress que adicionam esta funcionalidade, como: Shareaholic (#12), SexyBookmarks (#13), AddToAny (#14), AddThis (#15) e Sharebar (#16).
- Podcast Syndication – Se você ou seus clientes tem interesse em podcasts, então você precisa configurar um plugin que ajude converter seus feeds RSS em podcast iTunes-Ready. PodPress (#17) e Blubrry PowerPress (#18) são duas boas opções, que oferecem suporte completo à iTunes e players de áudio/vídeo, que tornam mais fácil para incorporar seus arquivos de mídia em seus posts.
- Posts Mais Populares – Existem alguns visitantes que preferem simplesmente pular para os melhores conteúdo do seu site. Adicionando o plugin Popular Posts (#19), você terá uma lista de seus posts mais populares na barra lateral do site – considerando as suas estatísticas.
- Posts Relacionados – É altamente recomendado dar aos visitantes do site a capacidade de se aprofundar em determinados assuntos. O plugin YARPP (Yet Another Related Post Plugin) (#20) irá exibir automaticamente uma postagem que se relaciona com o tema do post que estejam vendo. Você ainda pode decidir se quer exibir os posts relacionados abaixo do post atual ou na barra lateral.
#4. Conversão
- Formulário de Contato – Independente da finalidade do seu site, você precisa oferecer uma maneira para que os visitantes entrem em contato com você. Embora você possa preferir contato telefônico ou através de e-mail, recomendamos que você ofereça um formulário de contato. Usamos e recomendamos o plugin Gravity Forms (#21), o plugin WordPress mais amigável para usuário, que permite que você crie facilmente formulários de contato no seu site. Existem também o Contact Form 7 (#22), que é um plugin gratuito um pouco inferior.
- Assinatura de E-mail – Se o e-mail faz parte da sua estratégia de marketing, provavelmente você deve estar usando um serviço como MailChimp (#23) ou AWeber (#24). A maioria dos serviços de e-mail marketing agora têm plugins que permitem que você adicione um formulário de inscrição (opt-in) no seu site WordPress. O Gravity Forms oferece integração com MailChimp – é o que nós utilizamos aqui.
- Link Bonito (Pretty Link) – Este tipo de plugin pode ser bom do ponto de vista da conversão. Você pode usar o Pretty Link (#26) para criar URLs simples, contextuais, que podem ser usadas em e-mail marketing, mídia impressa e até na publicidade tradicional. Por exemplo, uma página de destino (landing page) pode ser criada e ter uma URL longa, principalmente se você tiver parâmetros de acompanhamento (como “https://wp24horas.com.br/guia-wordpress?utm_source=wp24h&utm_medium=banner&utm_term=guia%20wordpress&utm_content=728x90px&utm_campaign=ebook“), mas você pode encurtar esta URL para algo menor (como “https://wp24horas.com.br/guiawp“), para melhorar a memorização, a taxa de conversões e CTR. Um excelente plugin que nós utilizamos também é o MaxBlogPress Ninja Affiliate (#27), que além de transformar suas URLs, encurtá-las, ainda oferece a capacidade de substituir automaticamente palavras-chave por links.
#5. Opinião
- Sistema de Comentários – A função de comentar, obviamente, vem embutida no WordPress, mas adicionando plugins como o Disqus (#28) (que nós estamos utilizando), fazer comentários fica bem mais fácil e interativo. Você também tem a opção de integrar aos Comentários do Facebook (#29).
- WP-Polls – Você tem necessidade de perguntar coisas aos seus visitantes? Então o plugin WP-Polls (#30) pode ajudar.
- WP Survey and Quiz Tool – Quais mais se sabe sobre as necessidades, desejos e dores de nossos clientes, melhores são as chances de criar conteúdo de valor. O plugin WP Survey and Quiz Tool (#31), permite-lhe criar e publicar uma pesquisa e colocá-lo em qualquer post/página do WordPress.
#6. Análise
- Google Analytics – Você obviamente já integrou seu site WordPress ao Google Analytics, certo? (se não, clique aqui). O plugin Google Analyticator (#32) é excelente para fazer esta integração de maneira simples. Fácil de configurar, fornece um gráfico do tráfego diretamente do seu painel do WordPress. Nós aqui utilizamos o plugin do Joost de Valk, o Google Analytics for WordPress (#33).
- Blog Stats – Embora o Google Analytics ajude oferecendo um conjunto robusto de estatísticas, é bom ter um simples sistema de estatística que você pode analisar sem sair do WordPress. O plugin Jetpack (#34) oferece uma série de ferramentas, incluindo um módulo de estatísticas que mostra seus pageviews diários, principais posts, melhores páginas e principais palavras-chave.
Estes são excelentes plugins para Content Marketers, pessoas que produzem conteúdo, gerenciam sites, etc. Tenho certeza que instalando alguns desses plugins você vai melhorar seus resultados e o alcance do seu conteúdo.
Esperamos que você tenha mesmo excelentes resultados! Então, faça o seguinte: Instale alguns desses plugins, analise os resultados e volte aqui para nos contar como foi. Se você tem outras indicações ou alguma opinião sobre plugins que ajudam sua campanha de marketing de conteúdo, escreva um comentário abaixo.
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