Decidindo entre WordPress.com Gratuito e WordPress.org Auto-Hospedado
[serialposts]
Aqui está o vídeo relacionado à este post. Abaixo do vídeo você encontra mais detalhes e links.
Sei que já falamos sobre este assunto, quando mostrei a você um Infográfico Comprativo entre a versão gratuita e auto-hospedada do WordPress, mostrando os prós e contras de cada versão. Mas, sei também que alguma pessoas ainda ficam na dúvida sobre criar um site grátis no início com o blog, ou se devem investir em domínio, hospedagem, etc.
Então, nesta série “Começando com o WordPress” quero iniciar ajudando você a decidir-se entre WordPress.org e WordPress.com. Tudo que espero, é que no final deste post você possa dizer “Eu acho que agora entendi“. Claro, gostaria muito de ver seus comentários abaixo.
Vamos falar um pouco da diferença entre WordPress grátis, hospedado e sobre baixar uma cópia gratuita do WordPress e você mesmo hospedá-la.
Apesar de núcleo do Software ser o mesmo, o painel de controle administrativo também, existem algumas diferenças importantes que você deve saber na hora que for decidir qual das opções é a mais adequada para você.
Basicamente, optar por WordPress.com vai adicionar seu site à uma rede de sites, enquanto WordPress.org vai te oferecer sua própria cópia, sendo executado por você mesmo.
WordPress.com – Gratuito
WordPress.com é especialmente atraente para muitos iniciantes WordPress pelo simples fato de ser grátis. Claro, além disso, ele é totalmente gerenciado. Isso quer dizer que você não precisa se preocupar com alguns aspectos importantes como a segurança, atualização e manutenção. O próprio serviço do WordPress.com vai cuidar disso para você. Além disso, o painel administrativo está protegido por SSL (?), uma medida de segurança bastante útil.
Há algumas coisas que você terá que abrir mão ou se sujeitar por estar usando um serviço gratuito. WordPress.com apoia-se em publicidade, assim, você terá que conviver com anúncios, a menos que você pague para removê-los. Seu espaço em disco é limitado a 3Gb, que não é muito se você inclui muitas fotos, por exemplo, ou mesmo que esteja usando um serviço externo como o Flickr, e esteja adicionando uns arquivos de áudio. Você terá sempre que usar serviços externos se quiser preservar seu espaço em disco no WordPress.com.
Agora, se você quiser ter seu próprio domínio – como seudominio.com.br – redirecionando as pessoas ao seu site WordPress.com, então você vai ter que pagar para o que chamamos de mapeamento de domínio. Não é um serviço caro, custa em torno de $13 (dólares) por ano. Se você comprar o domínio através do WordPress.com, você paga mais uns $5 por ano.
Além da questão do domínio e dos anúncios que falei sobre a necessidade de pagar taxas extras, existem outros recursos que você pode adicionar ao seu site WordPress.com para torná-lo melhor, como aumento do espaço, VideoPress, CSS personalizado, temas premium, entre outras coisas. É exatamente a aquisição desses recursos e seus custos associados que podem facilitar sua decisão. Você pode obter mais detalhes na Página sobre Upgrade.
Talvez a melhor característica do WordPress sejam os plugins. Tem um plugin para cada coisa que precisamos. Em contrapartida, a maior desvantagem do WordPress.com é justamente o fato de você não poder usar grande parte dos plugins disponíveis para a versão auto-hospedada.
Se você pensa em monetizar seu blog com anúncios, pode esquecer se for usar WordPress.com. Se você utilizar anúncios do Google (AdWords+AdSense) ou serviços para afiliados, vai estar quebrando os termos de uso, a menos que pague por essa atualização. Ao contrário disso, usando a versão auto-hospedada, você não precisará pagar nenhuma taxa por isso.
Também existem vários tipos de código (como JavaScript e iFrames) que você não poderá utilizar no seu site WordPress.com ou nos widgets. Esta é uma medida para preservar a segurança dos outros usuários WordPress.com.
Basicamente, com o WordPress.com você está limitado aos recursos que eles consideram como seguros para toda a rede.
WordPress.org – Auto-Hospedado
Agora, se você quer ter controle total do seu site, o WordPress.org Auto-Hospedado é a escolha certa para você.
Optando por uma instalação auto-hospedada do WordPress, você tem o controle e flexibilidade que o WordPress.com não vai te oferecer. Há uma enorme biblioteca de plugins e tema – gratuitos e pagos – disponíveis, que você poderá usar livremente para melhorar ou personalizar seu site. Aqui você pode fazer o que quiser com seu Site.
Claro, com grandes poderes, vem grandes responsabilidades. A responsabilidade pela manutenção e segurança é toda sua! Manter o WordPress, os plugins e temas atualizados será agora sua obrigação, ou do seu desenvolvedor.
Você poderá personalizar seu site como quiser, sem quaisquer custos adicionar para isso. Você pode instalar plugins para e-Commerce, Membership (site de membros), ou qualquer outra funcionalidade que queira adicionar ao seu WordPress.
No entanto, você deve entender que tanto os temas, e principalmente os plugins, podem conter vulnerabilidades de segurança, e vai sobrar para você restaurar seu site, caso ocorra violações. Isso quer dizer também, que você será responsável por fazer os backups.
Para tornar a decisão pelo WordPress Auto-Hospedado possível, você terá que comprar um domínio e contratar um serviço de hospedagem para WordPress, bem como configurá-los sozinho. Não se preocupe! Há diversos tutoriais aqui e lá fora que vão ajudar a tornar isso mais fácil.
[Tweet “Se posso te dar uma dica sobre isso, saiba que hospedagem barata tem um custo!”]
Então, você deve encontrar uma empresa de hospedagem respeitável. Você deve saber também que você recebe o que você paga. Sinceramente acredito que não vale a pena optar por uma hospedagem barata qualquer e depois passar muito tempo tentando resolver problemas. Mas, acho também, que mesmo os provedores de hospedagem que recomendamos tem preços muito acessíveis.
Assim, enquanto com o WordPress.org Auto-Hospedado o céu é o limite, você está introduzindo um nível de complexidade e responsabilidade extra. Para alguns (como eu), essa é a parte divertida! Mas, se isso soa como um pesadelo para você, terá duas opções: 1) Optar pela versão WordPress.com gratuita; 2) Se inscrever no Curso WordPress para Iniciantes e aprender o que é preciso para dominar o WordPress.
Conclusão
As maiores vantagens do WordPress.com é por ser gratuito, seguro e gerenciado. Talvez seja um ótimo caminho para começar, com a flexibilidade de alguns Upgrades que possa precisar – a um custo, é claro.
A boa notícia, é que você pode migrar do WordPress.com para WordPress.org quando sentir-se conformável para isso, quando estiver mais familiarizado com alguns detalhes e aspectos mais técnicos da gestão do seu site.
A pior desvantagem do WordPress.com são as restrições sobre o que você pode ou não fazer, ou seja, você não tem total controle do seu site.
A maior vantagem do WordPress.org é a enorme quantidade de opções e recursos que permitem você fazer o que quiser com seu site, sendo que a curva de aprendizado e a responsabilidade vem junto com toda essa liberdade.
Certo, já deu para ter uma ideia de qual é a melhor versão para você? Comente abaixo.
Lembrando que este post foi o primeiro da série Começando com o WordPress. No próximo post vamos ver como começar com a versão auto-hospedada do WordPress.
PS: Para não perder o próximo post da série, cadastre seu e-mail abaixo.
Até o próximo post,