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Newsletters

O quê, Porquê e Como das Newsletters para seu Blog WordPress

Muitos usuários do WordPress buscam na internet um tutorial detalhado que mostre como adicionar uma newsletter no seu Blog. Portanto, neste artigo, vamos tentar cobrir todos os aspectos das newsletters e WordPress para iniciantes. Isto inclui o básico do básico para truques avançados, serviços recomendados e plugins, dicas secretas para aumentar as taxas de opt-in, e muito mais. Como  é um artigo longo, recomendamos que você siga a tabela de conteúdo abaixo para navegar pelo artigo.

Email Newsletter

  1. O que é uma Newsletter?
  2. Por que você precisa de uma Newsletter?
  3. Qual Serviço de Newsletter é o melhor?
  4. Como construir uma Lista de E-mail sem pagar um centavo?
  5. Como adicionar uma Newsletter no WordPress?

#1. O que é uma Newsletter Email?

Newsletter ou Boletim informativo  é o conteúdo enviado aos assinantes por e-mail, regularmente (diário, semanal, mensal, etc). O conteúdo da newsletter deve ser visto como um conteúdo de qualidade, e não uma mensagem comercial com uma oferta de venda. As Newsletters são muitas vezes utilizadas para manter contato com os clientes existentes e/ou leitores do blog.

#2. Por que você precisa de uma Newsletter?

Acreditamos bastante no tratamento especial e benefícios para clientes fiéis, leitores e membros. Em outras palavras, acreditamos que aqueles que nos dão apoio extra devem receber benefícios extras. Esta filosofia incentiva o usuário a ficar ativo, participar e ser solidário. Algumas pessoas fazem isso dando benefícios especiais para seus seguidores do twitter, outros dão ofertas especiais para usuários do Facebook, enquanto alguns preferem oferecer benefícios especiais para os assinantes da newsletter. Nós acreditamos e recomendamos fazer todos os três. Aqui está uma lista de benefícios que você pode receber de um boletim informativo:

  • Alcance Garantido (comparativamente) – Quando você usa o Twitter ou o Facebook, seus status acabam se perdendo devido à própria natureza de suas atualizações. No entanto, as pessoas tendem a verificar o seu e-mail com muito mais cuidado e, em seguida, elas verificam o status das pessoas que elas seguem.
  • Acesso e Participação – Você não possui quaisquer dados sobre o Twitter ou o Facebook. A qualquer momento, você pode ter sua conta suspensa e perder tudo. E se o Twitter e o FB decidirem parar e sem avisar? Porém, a lista de e-mail é algo que você poderá manter. Em segundo lugar, você não está limitado a 140 caracteres. Você define os seus próprios limites. Você pode integrar suas newsletters no seu blog WordPress muito melhor do que a API do Facebook ou o Twitter permitem (vamos mostrar isso a você na área de truques).
  • Anunciar novos produtos – Você pode trabalhar uma estratégia de anúncios segmentados para os assinantes das suas newsletter, diminuindo inclusive a quantidade de anúncios e banners no Site.
  • Melhor Segmentação – Uma das melhores coisas das newsletters é a capacidade da segmentação, por exemplo, geolocalização (usuários de determinadas cidades, estados ou países). Podemos ter uma maneira dos usuários descreverem seus interesses, para então segmentá-los. Alguns usuários não gostam de receber alertas sobre  livros, ao passo que os outros acham bastante interessante. Portanto, se um novo livro é lançado, então você pode enviá-lo apenas para o grupo que gosta.
  • Programas de Afiliados – Você pode oferecer seus produtos de afiliado para assinantes de determinado perfil que foi segmentado. Claro que, preferencialmente, você só deve oferecer algo realmente útil, condizendo com seu público, que agregue também valor à sua newsletter. Este seria um aspecto mais de e-mail marketing, por isso, é importante que seja enviado um conteúdo de qualidade junto com a oferta. E, isto significa que se seus usuários comprarem o produto, você também irá fazer uma receita extra para o seu site.
  • Assinatura Premium – Você também pode oferecer assinatura paga para o seu boletim, para aumentar a receita do seu blog.
  • Brindes Exclusivos – Faça os seus leitores mais fiéis voltarem e permanecerem fiéis, oferecendo brindes exclusivos. Vemos que alguns blogueiros oferecem cursos gratuitos, ebooks, ou outros produtos nas suas newsletters.

#3. Qual Serviço de Newsletter é o melhor?

Você provavelmente está se perguntando: eu realmente preciso de um serviço para criar uma newsletter? A experiência convencional sugere que SIM. Existem softwares e plugins que permitem o envio de newsletters de dentro do WordPress, mas nem sempre é a forma mais eficaz de fazer isso. Quando sua lista ficar maior, você pode ter problemas de SPAM, baixa entregabilidade, e muito mais. É por isso que usar um serviço é altamente recomendado. No entanto, vamos falar de um plugin para aqueles que optam por ir por esse caminho.

Aweber

Aweber é uma das soluções de e-mail marketing mais populares entre os blogueiros. Ela permite que você envie e-mails, gerencie os assinantes, e ofereça um bom acompanhamento. Além disso, você pode enviar uma sequência de e-mails automaticamente (autoresponder), criar automaticamente e-mails de seus posts mais novos, e segmenta assinantes com base em sua ação, localização, etc, com um único clique. Além disso, você pode facilmente fazer Teste A/B em templates de formulários de optin , headlines (título), cor da headline, cor do texto, texto do botão submit, e muito mais. Você pode usar Aweber por apenas US$1 no primeiro mês.

MailChimp

MailChimp é outra solução de e-mail marketing muito popular. MailChimp também permite enviar e-mails, gerenciar assinantes, fazer acompanhamento, configurar autoresponders, criar belos modelos de e-mail, definir assinantes alvo e testar suas campanhas. MailChimp também permite que você envie e-mails para seus usuários cada vez que seu RSS for atualizado. Você pode criar grupos para segmentar mais suas listas. A melhor parte é que o MailChimp permite que você use seu serviço gratuitamente com certas limitações (até 2000 assinantes e 12.000 e-mails/mês). Cadastre-se de GRAÇA agora para testá-lo.

[nota]Você tem que pagar quando chegar as limitações de sua conta gratuita.[/nota]

EmailBuddy

EmailBuddy é um plugin de newsletter da iThemes para WordPress. Ele permite que você envie newsletters, colete endereços de e-mail em grupos. É uma solução paga, porém, com um custo único, em vez de pagamento mensal, como os serviços acima referidos.

#4. Como construir uma lista de e-mail, sem gastar um centavo?

Você deve começar a construir uma lista de e-mails desde o primeiro dia do seu blog/site. Isso é algo que você vai ouvir de todo especialista em marketing digital. A maioria das grandes marcas têm um opt-in de newsletter até em sua página “em breve”, um truque que muitos novos blogs estão se adaptando bem. Muitas vezes, alguns “marketers” colocam uma página “em breve” com alguns detalhes e um box de opt-in, e tomam sua decisão de lançar o produto com base em quantos opt-ins têm. Nestes casos, não faz sentido pagar por um serviço até que você se torne grande. Temos algumas soluções que você pode utilizar.

Você pode simplesmente capturar um e-mail usando um plugin gratuito chamado WP Email Capture. Este plugin permite que você exporte e-mails para serviços populares, uma vez que você esteja pronto para enviar suas atualizações. Apenas para esclarecer as coisas, este plugin não permite que você envie newsletters, ele só permite coletar e armazenar e-mails. Grandes serviços, muitas vezes, não aprovam importar enormes listas, por isso, é apenas uma opção (e não é a melhor opção).

Você também pode criar um serviço de newsletter gratuitamente usando o WordPress e FeedBurner. Embora esta técnica funcione, você não tem muito controle. Você não pode controlar, por exemplo, quando seu e-mail é efetivamente entregue, você não pode segmentar os e-mails, por isso, também não é a melhor opção.

Você pode usar MailChimp para coletar e-mails e enviar atualizações GRATUITAMENTE. O MailChimp permite trabalhar com até 2000 e-mails, grátis, o que é um excelente negócio, principalmente para quem está començando. Além disso, você pode enviar até 6 e-mails de atualizações por mês. Ou seja, se você tem exatos 2.000 e-mails na sua lista, você pode enviar 12.000 e-mails/mês, na conta gratuita. É livre de problemas, e você terá todas as características de Segmentação, Split Testing (Teste A/B), e outros recursos que o MailChimp oferece. Por último, você não tem o incômodo da exportação/importação de e-mails, porque o MailChimp é um excelente serviço.

#5. Como adicionar uma newsletter no WordPress?

Depois de configurar sua newsletter com algum dos serviços que sugerimos, você precisa adicionar o box de opt-in no seu WordPress. Nota: Nesta seção, só recomendaremos soluções para MailChimp ou Aweber . Porque este é um post escrito para iniciantes, vamos apenas sugerir plugins em vez de códigos, assim, qualquer um pode adicionar um box de opt-in. É importante observar os locais que sugerimos para adicionar o box de opt-in, porque estas técnicas são comprovadas para aumentar a conversão.

Como adicionar um Opt-in de Newsletter na Barra lateral do seu WordPress?

Barras laterais ou Sidebars são um local muito importante, onde podemos ter boxes de opt-in. Ambos, Aweber e MailChimp, tem plugins gratuitos que permitem adicionar o formulário de opt-in em seus widgets da barra lateral. Aqui está como você pode Adicionar Aweber em sua barra lateral. Um plugin similar para MailChimp também está disponível.

Se você não quiser usar esses plugins, então você pode simplesmente gerar o formulário do serviço adequado e colá-lo em seu Widgets (Texto).

Subscribers Magnet é outro plugin que permite que você adicione caixas de opt-in na barra lateral. Na verdade, pré-preenche os campos para seus usuários também. Muitas pessoas têm auto-preenchimento ativado em seus navegadores, este plugin facilita a inscrição para os usuários, aumentando assim a taxa de opt-in.

Como adicionar um Popup Lightbox com um Opt-in de Newsletter?

Recentemente estamos vendo muitos blogs usando Popup Lightbox com um Opt-in que pede aos usuários para se inscreverem em suas newsletters oferecer recompensas, como e-books, gratuitamente. Sabemos que isso pode aumentar sua taxa de opt-in em cerca de 150% – 250%. A razão é simples, aumenta a conversão.

Ambos, Aweber e MailChimp, tem essa opção pré-construída. O MailChimp chama este modo de: Evil Popup, que você pode adicionar clicando na guia “Enhancing the form”. A Aweber permite que você selecione um Pop-over, lightbox, ou abra um popup quando você estiver criando o formulário.

Para personalizar ainda mais este processo, você pode algum dos seguintes plugins, para adicionar um Popup Lightbox com um Opt-in de Newsletter:

OptinMonster

OptinMonster é muito fácil de usar e pode ser instalado no WordPress rapidamente. As opções são auto-explicativas ou explicadas durante o processo de configuração de forma clara. É um plugin muito intuitivo. Se você está procurando uma solução de Popup Lightbox para capturar e-mails, então, este plugin é uma boa escolha. A funcionalidade de intenção de saída “exit intent“, que detecta quando um usuário está prestes a deixar a sua página é um recurso que você geralmente não vê em outros plugins do WordPress, e faz com este plugin se destaque no mercado.

Popup Domination

Popup Domination é um plugin muito popular, que é muito utilizado em muitos blogs. Ele funciona com todos os serviços de newsletter populares. Você não precisa ser um designer para fazer com que pareça bom, porque ele vem com belos modelos que você pode usar em seu site. Existem outras opções interessantes no Popup Domination, como esperar X segundos antes dos mostrar o lightbox. Se você mostrar um lightbox imediatamente, alguns usuários podem se irritar. Assim, você pode mostrá-lo apenas para os usuários que você sabe que estão engajados com seu site. Você também pode configurá-lo para que ele só apareça uma vez a cada 30 dias para os usuários que fecharam o lightbox, desta forma você também não vai irritar o usuário.

Subscribers Magnet

Sim, sabemos que nós já mencionamos este plugin antes. Mas, esta é uma solução completa para aumentar opt-ins para sua lista de e-mail. Subscribers Magnet permite que você faça tudo o que Popup Domination faz, exceto pelo fato de não oferecer nenhum modelo pré-existente. Portanto, não é tão “bonito” quanto o Popup Domination. Mas todo a suite Subscriber Magnet é muito boa e vale a pena compra.

Como adicionar um Opt-in de Newsletter em seus formulários de contato?

Mesmo que o título diga formulários de contato, estamos falando de qualquer formulário no WordPress, isso inclui: formulário de inscrição, formulário de contato, formulário de orçamento, formulário de envio de artigo, etc. Você pode adicionar uma caixa de verificação “checkbox” de forma criativa em seus formulários que diga algo como: “Sim, eu quero receber atualizações do [wp24]”. Temos visto esta técnica sendo usada em inúmeros sites de grande marcas, que tem até duas caixas (uma que diz: “Eu concordo com os Termos de Serviço”, e outra que diz “Inscrever-me para receber as atualizações”). Normalmente, fazer a programação/codificação disso, seria impossível para iniciantes. Mas tem sido muito fácil com o nosso plugin de formulário do WordPress favorito: Gravity Forms.

Com a interface arrastar e soltar do Gravity Forms, você pode simplesmente criar quantos formulários quiser e usar seu addon do MailChimp para ter a opção de opt-in dentro do seu formulário de contato. Nota: Este addon está disponível para os planos “Business & Developer”, os usuários do plano Personal não têm este addon.

Como adicionar um Opt-in de Newsletter no seu formulário de comentários?

Geralmente quando o usuário opta por fazer um comentário em seu site, isso significa que ele gostou do que viu. Assim, dá-lhes uma caixa de opt-in é uma maneira muito legal de aumentar a sua taxa de opt-in. Pesquisamos um plugin que nos permitisse fazer isso, uma das melhores opções disponíveis é mesmo o Subscribers Magnet. A suíte permite que você adicione um checkbox, que o usuário pode marcar, e seu nome/e-mail serão adicionados à sua lista. Ele funciona com a maioria dos serviços de newsletter mais populares. A melhor parte é que você ainda pode ter duplo opt-in.

Esperamos que você tenha gostado de ler este artigo. Gostaríamos muito de ouvir as técnicas, dicas ou truques que têm funcionado para nossos usuários nos comentários abaixo.

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