Uma das coisas mais importantes para quem deseja ter um blog ou site é a audiência. De que adiantaria um conteúdo, seja em que mídia for, se não houvesse público para este conteúdo? Imagine um programa de TV que ninguém assista, um artigo que ninguém lê, um jornal que ninguém se interessa. A grande vantagem da internet, é que para quase todos os assuntos que decidimos produzir conteúdo, existe um público para consumi-lo. Dizem que todo mercado, na internet, vira mercado de massa. Apenas para exemplificar, temos o mercado sobre Vampiros. Isso mesmo! E, não é só por causa da Saga Crepúsculo, mas existe uma indústria sobre este tema, que produz conteúdo, produtos e serviços, pode pesquisar que você vai achar. Pois bem, tendo dito isso, devemos concordar que o tráfego é vital para sobrevivência de qualquer blog. Como falamos em nosso WP24H Weekly #1, assim como divulgamos em nossas redes sociais, esta semana estaremos falando sobre Tráfego: Pago e Orgânico.
Vale ser dito, que você não pode controlar seu tráfego, não totalmente, mas uma coisa que você deve fazer SEMPRE é, mensurá-lo. Existem muitas ferramentas no mercado para mensurar e monitorar sua audiência, mas uma em especial, que usamos e recomendamos, e que é totalmente gratuita, é uma ferramenta chamada Google Analytics. Você já deve ter ouvido falar. Esta é uma ferramenta indispensável para qualquer pessoa que deseja ter resultados na internet. Ela pode te ajudar de inúmeras maneiras. Neste artigo, vamos mostrar a você um guia básico para iniciantes sobre Como Usar o Google Analytics para seu site WordPress.
O Google Analytics é uma ferramenta muito completa e muito poderosa, mas para inciantes pode parecer um tanto complexa. É até fácil instalar o código de rastreamento do Google Analytics no WordPress, mas, para facilitar sua vida, vamos mostrar alguns recursos importantes e como usá-los para fazer seu blog crescer e engajar melhor com sua audiência.
Sempre que você cria uma conta no Google Analytics, você terá acesso à Relatórios que não precisará ativá-los para usar, já estarão à sua disposição.
Por onde devo começar?
Acho que é interessante começar dizendo que, pesquisas e relatórios só vão te fornecer dados. Os relatórios do Analytics vão te oferecer basicamente, números. E dados e números não servirão para nada, se você não analisá-los e adquirir alguma inteligência sobre estes dados. E, principalmente, você deve fazer um planejamento em cima desses dados, pois de nada valeria a inteligência se não aplicada ao seu blog. Você pode começar fazendo algumas perguntas, que os dados do Google Analytics devem responder. Sem isso, o que você vai ter em mãos não passará de números.
Aqui estão algumas dessas perguntas:
- Como posso saber mais sobre o meu público?
- Como as pessoas estão procurando meu site?
- Como faço para obter mais tráfego?
- Quais artigos as pessoas mais gostam?
- Como é o carregamento do meu Site?
- O que está acontecendo agora no meu Site?
Essas seriam algumas perguntas básicas, mas você deve tentar levantar outras perguntas que sejam importantes para o seu negócio ou site. Uma dessas outras perguntas poderia ser: “Por quais páginas as pessoas costumam chegar ao meu site?”, ou “De quais páginas as pessoas costumam sair do meu site?”. Estas perguntas e suas respostas podem ajudar a aumentar pageviews e reduzir a taxa de rejeição.
Como posso saber mais sobre meu público?
Uma excelente maneira de aprender mais sobre seu público é fazer uma pesquisa interna. Existem alguns plugins que ajudam a criar pesquisas e enquetes no WordPress, um deles é o Polldaddy Polls & Ratings. No Google Analytics, a melhor maneira de analisar sua audiência é através da guia Relatórios > Público-Alvo.
A partir da seção Público-Alvo, você pode descobrir alguns dados importantes, como a localização do seu visitante, a tecnologia utilizada, idioma, etc. Você tem uma seção de Visão Geral, com os dados básicos e tem um menu à esquerda para o detalhamento dos relatórios de público-alvo.
Por exemplo, você pode ver quantas pessoas acessam seu site a partir de um celular ou tablet. Então você pode perguntar: “Meu site é amigável à dispositivos móveis (responsivo)?” Você vai obter mais dados em Público-Alvo > Celular > Visão Geral. Você poderá ver o percentual de visitas de cada dispositivo.
Você já se perguntou qual é o melhor horário para publicar seu post? Você pode ver de que país e/ou região, seus visitantes acessam seu site, em Público-Alvo > Geográfico > Localização.
Como as pessoas estão achando meu Site?
Há dois relatórios importantes para você descobrir isso, e estão na seção Aquisição: Todo o Tráfego e Todas as Referências.
Todo Tráfego
Mostra como alguém descobriu o seu site, se foi digitando seu domínio, através de um resultado de busca, a partir de outro site.
Todas as Referências
Este relatório é mais específico para visitas que partiram de outros sites. Não mostra o tráfego de busca e visitantes que digitaram seu domínio.
Se você publicou um guest post em outro site, você pode usar o relatório “Todas as Referências” para descobrir se algum lhe gerou algum tráfego. O mesmo vale para suas mídias sociais. Esta ferramenta pode mostrar onde as pessoas estão clicando. Mas, se você quer se aprofundar em relatórios das mídias sociais, pode usar a seção específica, Aquisição >Social. Nesta seção, você pode monitorar todo tráfego gerado por cada mídia social.
Como faço para obter mais tráfego?
Baseado na pergunta anterior, uma vez que sabemos como as pessoas estão nos encontrando, podemos chegar a mais pessoas. Há basicamente duas formas de fazermos isso: Fazer mais coisas que funcionam ou otimizar as coisas que não funcionam tão bem.
Observe quem está gerando mais tráfego para você. Se o Twitter, têm enviado bastante tráfego para seu site, então você deve concentrar-se ainda mais nele. O mesmo vale para as outras redes sociais. Cabe dizer aqui um ponto importante, acreditamos que seja melhor investir mais em quem envia mais tráfego para você do que gastar mais tempo em quem envia muito pouco. Por exemplo, se o Pinterest tem enviado pouco tráfego, é melhor você não gastar tanto tempo com ele. Claro que seu caso deve ser avaliado e você deve ter bom senso.
[leia]Como rastrear links usando o Google Analytics[/leia]
Quais os artigos meus leitores mais gostam?
Você pode analisar algumas informações sobre isso no relatório “Todas as Páginas“. Para isso, vá até Comportamento > Conteúdo do Site > Todas as Páginas.
Este relatório vai mostrar quais as páginas do seu site são mais visitadas, também mostra o tempo médio na página, taxa de rejeição, porcentagem de saída e outras informações.
Para que você entenda melhor estas métricas: 1) Se alguém carrega uma página duas vezes, ele conta como duas Visualizações de Página (Pageview), mas apenas como uma Visualização de Página Única (Unique Pageview). 2) O tempo médio é uma das métricas mais importantes. Quanto maior, melhor. Ajuda a saber também o interesse pela página/post. 3) A taxa de rejeição é o percentual de usuários que visitou uma única página em sua seção. Você deve tentar entender por que isso aconteceu.
[nota]Como regra geral, as pessoas costumam ler 130 palavras por minuto. Você pode usar isso como referência.[/nota]
Você deve tentar entender, analisar, interpretar esses resultados em conjunto, assim como a interação social, para ter um boa noção do que está funcionando e o que não está, no seu site.
Qual é a velocidade de carregamento do meu Site?
Um dos critérios de qualificação do Google é a velocidade do site. Mas, mais importante do que o Google é não deixar seu visitante esperando muito tempo ao carregar seu site. Existem diversas maneiras de você testar isso. Você pode usar diversas ferramentas de teste como o GTmetrix, Pingdom, Google Page Speed, etc. Mas, para você ter uma real noção do tempo de carregamento na experiência do usuário que visita seu site, dentro da guia Relatórios, vá até Comportamento > Velocidade do Site.
Dentro desta seção você terá, além de uma visão geral, ferramentas como “Tempo na Página”, para saber quanto tempo determinadas páginas tomas em comparação ao site como um todo. Tem ainda “Sugestões de Velocidade”, que são dicas para você tornar o carregamento do seu site mais rápido. Vale muito a pena você analisar e agir de acordo com os dados obtidos aqui.
O que está acontecendo no meu site agora?
Uma ferramenta fantástica do Google Analytics é o Relatório de Tempo Real. Esta opção vai mostrar o que está acontecendo no seu site naquele momento, o que estão vendo, como chegaram, etc.
Ter uma informação em tempo real pode ajudar você a tomar algumas decisões imediatas para otimizar seus resultados.
Se você deseja aprofundar-se um pouco mais sobre Analytics, leia o artigo 54 Recursos do Google Analytics – Edição 2013 da KISSmetrics (em inglês).
Conclusão
Nossas principais dicas são:
- Comece com estes relatórios padrões.
- Não tenha medo de navegar e aprofundar-se nas informações.
- Reveja suas perguntas e as suas respostas.
- Pense na otimização do seu site com nesses nestas respostas.
- Quanto mais perguntas e respostas tiver, melhor vai entender o comportamento da sua audiência.
O Google Analytics tem muitas opções e cobri-lo totalmente neste artigo não seria possível. Por isso, aprenda o máximo que puder sobre ele, use-o diariamente, tenha insights sobre os dados obtidos. Quanto mais você usá-lo, melhor será sua experiência. Vale dizer que ele pode viciar você! Portanto, use com moderação (rs).
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre esta ferramenta fantástica e gratuita do Google. Que você tenha aprendido como usar o Google Analytics para obter insights valiosos para otimizar seu site para alcançar mais visitantes e aumentar sua conversão.
Não esqueça de comentar este artigo com seus pensamos. Caso já tenha usado o Analytics, descreva-nos um pouco da sua experiência e como ele te ajudou, ou mesmo quais foram suas impressões e dificuldades. Aproveite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais.
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