Aquele tempo onde as pessoas dependiam totalmente de um profissional, Webdesigner ou Programador, basicamente, chegou ao fim com o surgimento dos CMSs – Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo. Agora você mesmo pode criar seu próprio site sem a necessidade de contratar ninguém. Para este tipo de plataforma, destaca-se o WordPress, uma ferramenta completa, gratuita, fácil de usar, que permite que você crie e gerencie seu Site ou Blog, sem grandes dificuldades. Sendo assim, muitos iniciantes optam pelo WordPress. Depois desta opção, vem uma escolha: Gratuito ou Auto-Hospedado. Pois bem, esta escolha é muito pessoal e depende da necessidade de cada um. Nós, particularmente, recomendamos que você opte pela liberdade que a versão Auto-Hospedada do WordPress oferece.
Aqui está algumas razões pelas quais nós recomendamos o WordPress.org Auto-Hospedado. Ele oferece:
- Temas Ilimitados e Design Personalizado para seu Blog
- Milhares de Plugins – Faça tudo que quiser, usando Plugins!
- Ganhar dinheiro com seu blog de forma simples
- Domínio próprio, com total controle
- SEO-Friendly (Amigável ao Buscadores)
Mesmo sendo a criação de Blogs usando o WordPress, tão simples, algumas pessoas tem alguma dificuldade, por isso que criamos o Guia para Iniciantes. Mas podemos garantir, não é difícil. É mais fácil do que você pensa.
Neste artigo, vamos falar sobre como criar um Blog WordPress Auto-Hospedado a partir do Zero, em 6 passos simples. Presumimos que você tenha optado por esta versão. Então, basta seguir os próximos passos.
#1. Escolha o Domínio
Você tem que escolher um bom domínio. O domínio é sua identificação na internet. Ele tem que se relacionar com seu blog, site ou negócio online.
No nosso caso, respeitamos as normas do WordPress e usamos apenas o “wp”, que identifica que se trata de um Blog sobre WordPress.
Escolher o domínio é um passo muito importante. Portanto, invista algum tempo nisso. Tenha em mente que seu domínio será sua marca. Não escolha qualquer nome.
Aqui estão algumas dicas simples para escolher um bom domínio:
- Escolha um que seja relacionado ao seu blog/nicho
- Escolha um que seja fácil de lembrar
- Certifique-se que ele represente sua marca
- Evite usar hifens
- .com e .com.br são os mais populares e boas opções
- Evite violação de direitos (Copyright)
Você pode ver nosso guia de Ferramentas e Dicas para escolher o melhor domínio para seu blog.
#2. Registre o domínio escolhido
Depois de escolher o melhor domínio para o seu site, o próximo passo é registrá-lo. Há várias empresas que oferecem registro de domínio. Entre as principais, recomendamos a GoDaddy, a número 1 do mundo, para domínios sem .br, ou seja, domínios internacionais e, Registro.br para domínio nacionais.
[leia]Como Hospedar o WordPress[/leia]
#3. Hospede seu Blog
Hospedagem é o local onde ficam armazenados os arquivos do seu blog. Na verdade, um provedor de hospedagem é quem torna seu site visível para o mundo.
Sempre que você faz o upload de uma foto, vídeo, você esta salvando o arquivo no seu servidor de hospedagem. A partir disso, estas arquivos estarão acessíveis via internet.
Sempre que se trata da contratação de um provedor de hospedagem recomendamos a HostGator, pois também é a que nós usamos. Ela é uma das maiores do mundo e hospeda mais de 9.000.000 de domínios! Sendo assim, você pode confiar que receberá um bom serviço.
#4. Instale o WordPress
Agora, com seu domínio registrado, vinculado à conta de hospedagem que você contratou, chegou a hora de instalar o WordPress.
Se você optar pela HostGator ou outros provedores de hospedagem que recomendamos, esta instalação será muito simples e durará alguns poucos minutos, uns 5 talvez.
Para isso leia nosso Guia Completo de Instalação do WordPress.
Se precisar de uma “mãozinha” para instalar, fazemos isso de graça: Conheça nosso Serviço de Instalação Gratuita do WordPress.
#5. Configure o básico
Para tornar seu site mais amigável, do ponto de vista de SEO, e fácil de usar, você precisa fazer algumas configurações básicas. Algumas são:
- Ative o Plugin Akismet, que vem na instalação do WordPress
- Configure os Links Permanentes
- Configure o Fuso-Horário, Opções de Leitura, Escrita e Discussão
#6. Personalize o seu Blog
Agora que está tudo funcionando, domínio registrado, hospedado, WordPress instalado, é hora de personalizar o seu Blog. Você precisa escolher um tema que esteja de acordo sua sua identidade visual. Recomendamos que você veja nosso guia de Como escolher o Tema perfeito para seu Blog, onde falamos sobre alguns pontos importantes a serem considerados, tais como:
- Escolha um tema que se relacione com seu mercado
- Mantenha a simplicidade
- Verifique a compatibilidade com os navegadores
- etc
#7. Instale alguns Plugins essenciais
Os Plugins são excelentes e aumentam a funcionalidade do WordPress. Existe um plugin para quase tudo que você precisa, por isso é necessário ter muita calma nessa hora e escolher apenas Plugins realmente necessários e relevantes. Pois bem, tendo dito isso, consideramos alguns Plugins como essenciais, alguns que independente do tipo de blog que você tenha, você precisará deles. Aqui segue uma lista bem resumida:
- W3 Total Cache – Para otimizar a performance e aumentar a velocidade do blog
- WordPress SEO by Yoast – Para ajudar a otimizar seu blog através de SEO
- Gravity Forms – Para criar formulários de contato
- BackupBuddy – Para manter seu conteúdo seguro realizando backups automáticos
É isso! Agora é começar a postar seu conteúdo…
Espero que estes 7 passos simples ajudem você a criar seu primeiro blog WordPress.
Se precisar de ajuda pode solicitar a Instalação Gratuita, se preferir, entre em contato conosco.
Se gostou deste artigo, não esqueça de deixar seu comentário abaixo e compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais.