Tenho certeza que muitos dos nossos tutoriais de WordPress inspiram alguns leitores a considerar o desenvolvimento dos seus próprios temas. Alguns desses leitores querem ir além e criar os seus próprios temas do zero. E uma coisa que ajuda durante o processo de desenvolvimento é adicionar conteúdo fictício, demonstrativo (Dummy Content). Existem plugins que adicionam posts fictícios, mas eu acho que existe uma forma melhor de fazer isso. Por isso, neste artigo vou mostrar a você como adicionar conteúdo demonstrativo para desenvolvimento de temas no WordPress, usando dados de teste.
O que são dados de teste?
Dados de teste (Theme unit test data) é um arquivo de dados XML, que contém conteúdo fictício para desenvolvimento de #TemaWordPress. Ele é usado por desenvolvedores de tema para justamente testá-los. Também é usado pela equipe de revisão do Tema, para testar temas para inclusão no diretório de temas do WordPress.
Ao criar um tema WordPress, há uma série de coisas que você precisa considerar, como imagens, links, widgets, formatos de posts, galerias, listas, comentários, navegação, etc.
Você precisa ter certeza de que seu tema está pronto para todos esses elementos que um site típico WordPress deve lidar. Dados de teste ajudam a testar os seus temas para tags HTML, formatação, menus de navegação, comentários, widgets, etc. Isso permite que você crie um tema que é verdadeiramente compatível com o WordPress. É extremamente importante testar seu tema com dados de teste, sempre que você está pensando em lançar publicamente um tema.
Adicionando conteúdo fictício usando dados de teste
Primeiro, você precisa fazer o download do arquivo XML. Em seguida, vá para “Ferramentas > Importar“, para importar o arquivo XML de conteúdo. Na tela de importação, clique em WordPress e uma nova janela aparecerá pedindo para você instalar o plugin importador do WordPress. Depois de instalar e ativar o plugin, você será redirecionado para o importador, onde você deverá fazer o upload de um arquivo WXR (.xml).
Carregue o arquivo XML que você baixou anteriormente. Na próxima tela, selecione os autores que você deseja importar e faça download dos anexos. O importador irá importar os dados do arquivo XML para o seu WordPress. Uma vez feito isso, visualize seu site para ter certeza de que todo o novo conteúdo está lá.
O que está incluído no Theme Unit Test Data?
Tudo o que você precisa para testar seu tema WordPress esta embalado nos dados de teste. Tem categorias, subcategorias, menus, comentários, páginas, sub-páginas, imagens de diferentes tamanhos, alinhamento de imagem, etc. Ainda há listas, citações (blockquotes), links, códigos, e outras tags HRML que você deveria estilizar no seu tema. É um conjunto abrangente de dados fictícios, que é muito melhor do que usar um plugin gerador de conteúdo demonstrativo para WordPress.
Este artigo foi feito realmente pensando no desenvolvedor de temas. Conteúdo é uma coisa importante durante a fase de teste. Então, esperamos que este guia pode ajudar você a testar seu tema WordPress através de dados fictícios.
[leia]Melhores Geradores de Conteúdo Demonstrativo (em inglês)[/leia]
Se tiver alguma dúvida ou comentário, escreva abaixo. Não esqueça de compartilhar este artigo e inscrever seu e-mail ao lado para receber dicas exclusivas.
Boa sorte,
Asllan Maciel