Já mostramos-lhe como redirecionar temporariamente seus visitantes para uma página de manutenção no WordPress usando plugins populares. Esse método é muito bom, mas alguns desenvolvedores preferem por a mão na massa, preferindo a rota não-plugin. Pois bem, neste artigo, vamos mostrar-lhe como redirecionar visitantes para uma página de manutenção temporária no WordPress sem plugin.
Este post é parte de uma série
- Como redirecionar visitantes para uma página de manutenção temporária no WordPress com o Plugin Maintenance Mode
- 6 tipos de Páginas de Manutenção – que trabalham para você
Método .htaccess
Um método é via .htaccess, que permite definir um IP para acessar o site. Este é um snippet para um projeto de um único desenvolvedor.
# MAINTENANCE-PAGE REDIRECT RewriteEngine on RewriteCond %{REMOTE_ADDR} !^123\.456\.789\.000 RewriteCond %{REQUEST_URI} !/maintenance.html$ [NC] RewriteCond %{REQUEST_URI} !\.(jpe?g?|png|gif) [NC] RewriteRule .* /maintenance.html [R=302,L]
Basicamente, tudo que você precisa fazer é mudar o Remote_Address para o seu endereço IP. Em seguida, você precisa criar uma página chamada maintenance.html. Esta deve ser armazenada no seu diretório raiz. O código basicamente permite que você veja todo o site, e todo resto veja a página maintenance.html.
Se você quiser permitir múltiplos endereços IP, então use essa técnica:
order deny,allow deny from all allow from 123.456.789 allow from 123.456.789 ErrorDocument 403 /custom-message.html order allow,deny allow from all
Basta adicionar quantos endereços IP você deseja permitir. Todo resto verá a página “custom-message.html“. Você pode adicionar o que quiser no arquivo personalizado.
Honestamente, optar por um plugin de modo de manutenção no WordPress é muito mais fácil.
Pergunta para os usuários: Porque você acha que a rota não-plugin é melhor?
Nota: Brad Williams apontou que há outro método de fazer isso, que é, na verdade, built-in no WordPress. Confira a série de posts de Matt “Sivel” Martz (1), (2) e (3).