- Membership: Tudo sobre Assinaturas e Recorrência
- Dicas para Criar e Executar um Site de Membros
- Como Criar Site de Membros: Primeiros Passos
- 10 Melhores Exemplos para Site de Membros no WordPress
- Como Construir Site de Membros no WordPress
- 10 Plugins de Membros para Gerar Renda Recorrente
- Plugins de Membros para WordPress (Infográfico Comparativo)
- Plugins de Membros Multisite
- Experiência do Usuário em Site de Membros
- Como Criar Site de Membros com WooCommerce +4 Plugins
- Como Criar uma Área de Cliente no WordPress
- WooCommerce ➜ Como vender assinaturas no WordPress
Quero te mostrar os melhores exemplos para site de membros para você construir um negócio digital.
Você deve ter percebido que nos últimos anos, os sites de membros estão cada vez mais populares.
Talvez você não tenha ouvido especificamente o termo “Site de Membros”, porque as pessoas dão nomes diferentes para eles.
Alguns chamam de
- Site com Área de Membros
- Área Restrita ou Área de Clientes
- Área Vip ou Premium
- Membership
- Site de Adesão
- Site de Assinaturas
- Recorrência – quando envolve pagamentos recorrentes.
Entretanto, a ideia é oferecer a oportunidade de criar uma comunidade exclusiva para seu negócio.
Neste post, vamos falar sobre 10 exemplos para site de membros no WordPress.
Quando digo Site de Membros, a ideia central é basear-se em conteúdo e não modelos de negócios.
Em se tratando de modelos de negócios de recorrência, existem vários fazendo sucesso hoje em dia, como:
- Clubes de Assinaturas
- Software as a Service (SaaS)
- Educação (EAD/LMS)
- Seguros e planos
- Pedágios e Estacionamentos
- Abastecimentos
- Fitness
- Acesso Total
- Freemium
- Conteúdo
- Lava Rápido
- Comodidade
- Produtos Físicos
Esses são modelos de negócios baseados em recorrência, mas alguns deles podem funcionar como Site de Membros.
Então, vamos focar… Assim, podemos dizer que esse conteúdo aqui é para você que quer:
- Crescer no seu mercado
- Melhorar seu produto e estratégias de marketing
- Interagir de forma mais eficiente com seu público
Esses são apenas alguns benefícios que sites de membros oferecem, fora todos os outros que já citei nos posts anteriores.
Mas, como criar sites de membros efetivamente?
Que tipo de conteúdo devo entregar ao criar um site de membros?
Quero guiá-lo por diferentes tipos de site de membros, com base no tipo de conteúdo que você pode entregar para seus membros.
Melhores Exemplos para Site de Membros (MemberShip)
Além da seleção do software ou plugin de site de membros, devemos considerar outras coisas, como os diferentes tipos de conteúdos.
Portanto, podem ser um curso, produto ou pacote, gestão de projetos, sites de comunidades ou uma plataforma de publicação de conteúdo exclusivo para membros.
Dito isso, vejamos agora alguns exemplos para site de membros:
1. Site de Membros Publicador
Este é um dos tipos mais comuns para sites de membros e também o mais simples.
Neste modelo, o conteúdo atualizado é entregue em uma base regular (diária, semanal, etc) para seus membros.
Desse modo, quando alguém se torna membro, ganha automaticamente o acesso a todo conteúdo que foi publicado.
Assim, podemos ter conteúdo de qualquer formato, como texto, áudio, vídeo, PDFs, etc.
Por exemplo, o conteúdo pode ser entregue como uma entrevista (áudio ou vídeo), semanalmente.
Entretanto, a principal característica é que, se um membro quiser publicar novos conteúdos, o sistema o permitirá criar.
Sendo assim, os membros tornam-se autores, por isso recebe o nome de Publicador.
Os melhores exemplos para este tipo de site de membros são as revistas online e sites de notícias.
2. Site de Membros com Pacote Mensal
Neste exemplo de site de membros o conteúdo é entregue aos membros a cada mês.
Portanto, todos os meses, os membros têm acesso ao novo pacote e sua assinatura tem validade de um mês.
O conteúdo pode ser uma entrevista do mês, o produto do mês, e-Book do mês, downloads, etc.
Ao contrário do tipo “Publicador”, os membros não publicam conteúdo, portanto não se tornam autores.
Geralmente, no modelo “Pacote Mensal“, os novos membros costumam ter também acesso à todos os pacotes anteriores.
Assim, cada novo membro começa com o Pacote #1.
Por exemplo: Se alguém assinar em Janeiro, começa com o Pacote #1.
Entretanto, se assinar em Fevereiro, também começa com o Pacote #1, e assim por diante.
Portanto, não importa quando ocorrerá a adesão, os membros sempre começam com o Pacote #1.
O Pacote #2, #3, etc, serão entregues nos meses subsequentes.
O melhor exemplo para sites de membros desse modelo – também chamado de UPS, é entregar um pacote de conteúdo para membros mês a mês.
3. Download Protegido
Os sites de membros do modelo “Download Protegido” são excelentes, caso você esteja vendendo softwares, músicas, e-Books, ou outro tipo de produto digital.
Se alguém compra seu produto, é redirecionado para a página de download, onde poderá baixar os produtos comprados.
Geralmente é utilizado com integração de um serviço de autoresponder – sistema de resposta automática.
Dessa forma, quando for feito o pagamento, o sistema envia uma mensagem com o link da página para download.
Quando o usuário faz sua assinatura e pagamento, é convidado a criar um ID/Nome de usuário e senha para acessar a área de membros.
Além disso, podemos oferecer aos clientes um prazo específico para fazer o download do produto.
Passados aqueles dias, o link de download do produto expira – e seria necessária a recompra para acessá-lo.
Podemos também criar um Upsell (vender mais itens) e dizer:
“Você gostaria de um adicional de 1 ano de acesso aos download por apenas R$47?”
Esta técnica (Upselling) pode ser uma das principais formas de você comercializar seus produtos.
O melhor exemplo para o modelo “Download Protegido” é vendendo um produto digital (ou infoproduto).
Vale lembrar que esse modelo costuma funcionar com acesso à área de membros por login e senha.
#4. Curso Modular
Um site de membros do modelo de “Curso Modular” é adequado para um curso online.
Apenas para citar, os cursos online mais comuns hoje em dia são sobre:
- Marketing Digital
- Culinária
- Forex
- Fotografia
- Designer
Nesse modelo, podemos também fornecer o conteúdo exclusivo em uma base regular, normalmente, semanal ou mensal.
Isso quer dizer que você pode vender o acesso ao seu curso mesmo que ele ainda não esteja totalmente pronto.
Inclusive, alguns não tem quase nada pronto – é como aquelas séries que tem data para os próximos episódios.
Neste modelo, o material de treinamento completo costuma ser dividido em módulos.
Podemos cobrar o pagamento do curso completo, como pagamento único ou recorrente.
Portanto, a ideia é entregar o conteúdo um passo de cada vez, e o segundo passo, pode ser seguido pelo segundo pagamento.
Isso é chamado de Entrega de Conteúdo Sequencial – Content Dripping.
Outro detalhe, se alguém entra no Módulo #1, vê apenas este módulo.
Entretanto, se entra no Módulo #5, têm acesso aos módulos de 1 a 5.
O melhor exemplo para o “Curso Modular” é de cursos de formação com entrega sequencial de conteúdo aos membros.
5. Baseado em Comunidade
Sites de membros “Baseado em Comunidade” tem se tornado populares em vários nichos.
Geralmente oferece um fórum de discussão ou comunidade para uma área de interesse específica.
Os membros fazem o pagamento mensal para ter acesso durante àquele determinado mês ou período.
Os membros podem se comunicar através de fóruns de discussão com outros membros da comunidade.
Os fóruns são muito populares em vários segmentos, e muitas vezes utilizados como métodos opcionais de suporte para produtos e serviços.
O melhor exemplo para este modelo são os sites de redes sociais e fóruns.
6. Modelo de Treinamento (Coaching)
Um site de Coaching é perfeito para treinadores ou consultores que querem criar áreas de membros privadas.
Fornece boas opções de interação por vídeo e os webinários (seminários online).
Também é possível usar esse modelo para criar sites de Podcasting para determinados membros que consomem este tipo de conteúdo.
Desse modo, pode-se configurar um nível de adesão separado e seguro para cada treinamento ou classe de consultoria.
No entanto, podemos nos comunicar, de forma particular, com cada um dos clientes ou alunos usando a área privada.
Portanto, essa é uma boa opção para oferecer documentos privados, materiais e até mesmo o replay do seu vídeo/webinar privado.
Além disso, podemos ter um espaço comum para um grupo de treinamento, ou para fornecer materiais adicionais que possam estar disponíveis a todos.
O melhor exemplo para o “Modelo de Treinamento” são sites de webinars e sites de consultoria.
7. Conteúdo Fixo (Específico)
Sites de membros “Conteúdo Fixo” são sites que não tem continuidade.
As adesões abrem em um determinado período, tipicamente por um mês ou uma semana, e depois fecham.
Após um período definido essa assinatura expira.
Então, antes que alguém se inscreva, eles ficam sabendo que depois de um certo período acaba.
Portanto, esse modelo de site pode ser usado para fornecer conteúdo ao longo de um período de dias ou semanas.
Uma das principais características deste exemplo, é que podemos carregar todo conteúdo de uma vez e o sistema cuida do resto.
O melhor exemplo do modelo “Micro-Continuidade” são mini-cursos.
Geralmente, é um programa de adesão de curto prazo com um pagamento mensal.
8. Gerenciamento de Projetos
O modelo “Gerenciamento de Projetos” é muito semelhante ao “Coaching“.
Por exemplo, podemos criar um nível de adesão para cada funcionário em nossa empresa ou equipe.
Desse modo, também podemos separar a equipe por determinados produtos ou projetos.
Cada equipe deve ter diferentes níveis de adesão.
Portanto, o gerente ou líder de equipe vai ter um tipo de adesão, o designer ou webmaster, terá outro, etc.
O melhor exemplo para o modelo “Gerenciamento de Projetos” é para projetos web e lançamentos de produtos.
9. Área Privada de Membros
Este modelo permite que os membros se comuniquem de maneira particular.
Já até ensinei sobre isso em outros posts, veja:
- Como Criar uma Área de Cliente no WordPress
- Criando uma Área de Clientes ou Site de Membros
- Como Criar Site um Site de Membros e Experiências Incríveis para o Cliente
Além disso, os recursos de download de materiais podem ser trocados de forma secreta entre os membros usando uma área privada de membros.
Este tipo de modelo de site de membros pode ser facilmente configurado para pequenos e grandes grupos de comunidade.
No entanto, não importa muito o tamanho da comunidade para a área privada.
Têm se popularizado bastante, diria até que é uma tendência, entre a comunidade de profissionais mais tops (higher end).
O melhor exemplo para o modelo “Área Privada de Membros” são comitês de planejamento, clubes e outros sites de membros baseados em grupos.
10. Site de Membros “Combo”
Normalmente, este modelo é um pouco mais complexo pois se trata da combinação de um ou mais tipos diferentes de modelos de adesões que mencionei acima.
Por exemplo, você pode ter um Curso Modular ou um site de Coaching com um modelo Baseado em Comunidade.
Além disso, pode adicionar uma área de Download Protegido, para baixar recursos que são oferecidos em um Curso Modular.
Outro modelo pode combinar o modelo Publicador, Comunidade e Área de Download Protegido.
Há muitas maneiras diferentes e criativas de combinar os diferentes modelos de site de membros.
Qual é o melhor tipo de site de membros ou mais lucrativo?
Listei acima 10 dos melhores exemplos para site de membros, mas sua imaginação que determinará o modelo certo.
Em outras palavras, não existe modelo melhor ou mais lucrativo, tudo vai depender de quanto valor sua solução gerar para o mercado.
Em relação ao WordPress, a grande vantagem, é que temos muitos plugins de sites de membros.
Cada um deles têm suas especificidades, por isso fizemos o comparativo + infográfico.
Espero que este artigo tenha aberto sua mente em relação as possibilidades.
O que você achou disso? Compartilhe seus pensamentos conosco nos comentários abaixo.
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