Vejo muita gente se perguntando, nos perguntando – e talvez você também tenha: Qual primeiro passo eu dou? Vou construir um (info)produto primeiro? Ou em primeiro lugar devo construir uma audiência? É exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo muito objetivo.
Se você já pesquisou, mesmo minimamente, deve ter lido em diversos blogs, muitos conselhos diferentes sobre este assunto. Alguns especialistas aconselham que você construa uma audiência em primeiro lugar, já outros dizem que você deve construir um produto de cara. Todo mundo explica seu ponto de vista, mas ninguém conta a história toda, então, você provavelmente deve apenas estar mais confuso do que antes.
Então, decidi compartilhar com você alguns pensamentos sobre isso tudo…
Você Pode Construir uma Audiência Primeiro, ou Você Pode …
… Construir primeiro um produto!
Você pode escolher qualquer um dos dois começos, ele vai funcionar – colocando-o em ação no caminho certo.
Então, a sua pergunta ainda pode persistir: qual das duas maneiras você deve escolher?
A resposta curta é… Depende .
A resposta longa é… bem, você tem que ler o post inteiro para saber 😉
Quando Você Deve Construir uma Audiência Primeiro
Você deve construir um público em primeiro lugar, quando você não tem a menor ideia sobre quais são os problemas que você vai resolver com um (info)produto.
Digamos, por exemplo, que você é um especialista em negócios, e você quer ajudar as pessoas com os seus negócios. O problema é que você não sabe quais são os problemas específicos das pessoas sobre seus negócios.
Você pode ter construído várias empresas e, provavelmente, você encontrou muitos problemas, mas você pode, ainda assim, não saber quais são os problemas mais comuns dos outros.
Neste caso, você deve construir uma audiência e, em seguida, você pergunta, então, quais são os seus problemas.
Muito simples!
Uma vez que você sabe sobre o(s) problema(s) específico(s) que você tem de se concentrar, você pode construir o seu produto.
Quando Você Deve Construir um Produto Primeiro
Você deve construir um produto em primeiro lugar quando você já sabe o problema específico que você deseja resolver.
Por exemplo, se você é um especialista em fitness e você quer que as pessoas percam gordura o mais rápido possível, então você vai criar um produto para ajudá-las, e então, você vai construir um público interessado em seus produtos.
Você tem que ter ideias claras, nenhuma dúvida é permitida aqui.
Prós e Contras
Ambas as estratégias tem prós e contras, por isso mesmo que as sugestões acima funcionam bem, mas você pode precisar pensar mais sobre a estratégia a ser usada.
Prós de Construir um Produto Primeiro:
- Você pode construir o seu produto antes de começar a construir um blog (que exige certo tempo), então você terá mais tempo.
- Você já sabe o tema que o blog vai cobrir uma vez que seu produto está pronto.
Contras de Construir um Produto em Primeiro Lugar:
- Você precisa de idéias muito claras sobre o problema que pretende resolver.
Prós de Construir uma Audiência Primeiro:
- Você vai saber se o público vai gostar de seu produto ou não antes mesmo de fazê-lo.
- Você sabe quais são os problemas da sua audiência, de modo que você pode construir um ou mais (info)produtos sobre esses problemas.
- Você não tem que saber qual é o problema específico que seu público tem, inicialmente.
Contras de Construir uma Audiência em primeiro lugar:
- Você vai ter que trabalhar em seu produto e seu blog ao mesmo tempo. (Isso é bem complicado – Eu precisa dizer a você!)
Conclusão
Ambas as estratégias podem funcionar muito bem, então você só tem que escolher com base na sua situação pessoal (e preferências).
Você também pode querer experimentar ambos e ver qual se encaixa melhor com sua Persona.
Espero que tenha compreendido meu ponto de vista e que isso ajude você a escolher o melhor método para começar – se cria uma audiência ou (info)produto primeiro.
O que você pensa a respeito disso? Escreva sua opinião nos comentários abaixo. Aproveite que vai passar pelos ícones sociais e compartilhe.
Se você é novo aqui, não esqueça de inscrever seu e-mail ao lado.
Um grande abraço,