- Membership: Tudo sobre Assinaturas e Recorrência
- Dicas para Criar e Executar um Site de Membros
- Como Criar Site de Membros: Primeiros Passos
- 10 Melhores Exemplos para Site de Membros no WordPress
- Como Construir Site de Membros no WordPress
- 10 Plugins de Membros para Gerar Renda Recorrente
- Plugins de Membros para WordPress (Infográfico Comparativo)
- Plugins de Membros Multisite
- Experiência do Usuário em Site de Membros
- Como Criar Site de Membros com WooCommerce +4 Plugins
- Como Criar uma Área de Cliente no WordPress
- WooCommerce ➜ Como vender assinaturas no WordPress
Agora que você já sabe o que é um Membership Site, quero mostrar a você como criar e executar um Site de Membros.
A verdade é que não há nenhum grande segredo sobre a criação de site de membros, especialmente se você utiliza WordPress.
O que vai fazer total diferença é como você encara esse site – como mais uma coisa que você faz, como uma renda extra ou um negócio de verdade?
Então, depois de escolher seu Porquê e decidir como vai ser o futuro do seu site de membros, aqui estão algumas dicas…
Comece o quanto antes
Já disse isso aqui:
A melhor hora é agora e comece com o que você já tem!
Esquece aquela coisa de querer sempre mais informação, ou de esperar o momento perfeito para executar seu site de membros.
No universo on-line, tempo é vital… Tem muita gente, exatamente agora, criando comunidades online com seus sites de membros.
Portanto, comece o mais rápido possível!
No entanto, não ache que vai publicar uns conteúdo no seu site e pedir às pessoas que paguem por ele.
Começar logo significa começar a gerar valor, criar conteúdo útil, e assim, gerar mais autoridade on-line.
Obviamente, não existe uma determinada quantidade para começar a vender assinaturas…
Mas, considere uns 10 posts com umas 1500-3000 palavras – dependendo do tipo de conteúdo e complexidade.
Desse modo, seu público perceberá o quanto você entende do assunto em questão e satisfará seus primeiros membros.
Eu disse 10 posts, mas vale o mesmo conceito para 10 vídeos, 10 minutos, 10 episódios de seu podcast.
Você também pode publicar o conteúdo gratuitamente e depois que tiver uma quantidade como recomendei, você fecha para membros.
Aprenda com quem já faz acontecer
Você já é membro de algum site de assinaturas?
Se não é, talvez seja interessante considerar fazer algumas assinaturas e perceber como as coisas funcionam.
Se sim, comece a prestar mais atenção no conteúdo, nas interações e nos recursos que o site oferece.
Algumas perguntas que você poderia responder:
- O que você gosta no site?
- O que você não gosta ou mudaria?
- Como os gestores se comunicam?
- Como é o envolvimento das pessoas?
Além de responder essas perguntas, faça-se outras, e faça anotações sobre todas as suas observações.
Entretanto, você não quer copiar, pelo contrário, quer aprender para executar um site de membros ainda melhor.
Design, usabilidade e funcionalidades também são importantes…
- Como é a navegação, fácil?
- Qual a paleta de cores e a sensação que provoca em você?
- Como são as fontes?
- Como é o carregamento?
A experiência do usuário é tão importante quanto o conteúdo, por isso, você precisa também causar um impacto positivo.
Interaja com os membros
Não seja apenas um observador silencioso… esteja presente e ativo, interagindo sempre com os membros.
Faça o máximo de perguntas – mas não seja chato e inconveniente – e entenda o que as pessoas buscam ou pensam.
Você pode perguntar diretamente, mas também pode fazer pesquisas e responder comentários.
Além disso, é interessante estimular o diálogo entre os membros, como um fórum, uma cultura compartilhada.
Se você quer ir para o próximo nível, crie ou adote uma cultura e trate seus membros como amigos.
Crie eventos e desafios
Que tal criar metas e desafios para seus clientes? Ajude-os a se desenvolver à medida que oferece mais conteúdo.
Você pode até criar uma espécie de níveis, badges ou conquistas, para que eles se sintam orgulhosos.
Desse modo, terão mais incentivo à participarem de eventos e desafios, quando receberem recompensas.
Dependendo do seu nicho, você pode até oferecer recompensa monetária para aqueles que conquistam certos desafios.
Ou, quem sabe, você oferece um período de cortesia, gratuidade, consultoria individualizada, mentoria, etc…
A ideia principal aqui é mesmo mostrar que você se interessa pelo envolvimento, desenvolvimento e felicidade deles.
Ajude os novos membros
À medida que o site cresce, você deve ajudar os novos membros a não se sentirem perdidos.
Você pode fazer isso de várias formas, por exemplo, facilitando o acesso à certos conteúdos, tornando a navegação simples, etc.
Outra coisa que você pode fazer é criar Guias para Iniciantes, dizendo quais conteúdos eles precisam ver “obrigatoriamente”.
Adapte-se às reais necessidades
Não ache que só você tem a ensinar, ou que sabe tudo, que sabe o que é melhor para o grupo.
Preste atenção ao que seus membros realmente precisam, querem, e atenda a essas necessidades, se quiser continuar no jogo.
Por exemplo, você produz todo seu conteúdo em texto, mas seu público prefere muito mais os vídeos…
Você pode até pensar em muitas desculpas ou citar dificuldades, mas precisa satisfazê-los para mantê-los por perto.
Além disso, é importante ter o feedback deles, então, se não oferecerem por conta própria, peça.
Esses feedbacks vêm carregados de informações úteis para que você melhore ainda mais seu ecossistema.
Atraia novos membros
Talvez você esteja satisfeito, talvez acredite que vá perder o controle ou a qualidade…
Não importa o que terá que fazer, mas não pare de atrair novos membros para seu site de associação.
Executar um site de membros é mais fácil e barato retendo clientes existentes do que atraindo novos…
Eu sei! Mas é importante que sua comunidade continue crescendo, aumentando seus resultados e o envolvimento.
Como esse é um assunto que sempre está em voga, sempre gerando interesse, aqui vão algumas dicas para atrair novos membros:
Marketing de Conteúdo
Você vai executar um site de membros comercializando conteúdo… Óbvio!
Mas o bom e velho marketing de conteúdo é o início dessa jornada…
Você vai criar conteúdo de qualidade para “não membros”, vai postar no blog, nas mídias sociais, e vai mencionar seu site de membros.
Não vai publicar apenas querendo vender no final, mas é muito importante que tenha uma CTA (Chamada para Ação) no final de um conteúdo valioso.
Contudo, é importante que você diga o que eles podem esperar quando se tornarem membro do seu Membership.
Se você quer ampliar o alcance, pode publicar “guest posts” em site de outras pessoas.
Outra forma bem eficiente é trabalhando com Influenciadores…
Além disso, você pode usar o e-mail marketing para propagar seu conteúdo persuasivo.
Outra estratégia, é comentar em sites de outras pessoas, de forma sincera, que gere valor, mas que possa ter também um link para seu site.
Digamos que o foco do Marketing de Conteúdo seja atrair a atenção sem (necessariamente) pagar por ela.
Publicidade Paga
O Marketing de Conteúdo e tráfego orgânico são ótimos, mas perderam muito alcance com o passar do tempo.
Isso não quer dizer que você deve desprezar o tráfego orgânico, mas precisa de uma estratégia com mais alcance.
É aí que entra o tráfego pago!
Você pode já ter se encolhido de medo na cadeira, achando que vai gastar (perder) dinheiro, mas é necessário – e isso pode ser muito lucrativo.
Enquanto a maioria patina dependendo apenas do tráfego orgânico, muitos empreendedores estão obtendo grande sucesso publicidade paga.
Abra sua mente! Você pode começar com R$5 por dia no Facebook Ads ou bem pouco também no Google Ads.
Você pode escolher uma mídia paga, definir um orçamento e criar uma estratégia de anúncios.
É importante ter em mente o público que você quer atingir, seus interesses e onde ele está.
Quanto mais estratégico você for, menos gastará, mais clientes conseguirá e mais escala vai ganhar.
Mídia Social
Aqui, a gente pode usar as duas estratégias anteriores: Marketing de Conteúdo e Publicidade Paga.
Simplesmente você precisa estar ativo nas mídias sociais!
No entanto, você não precisa estar em todas, precisa apenas estar onde a parte que interessa do seu público está.
Em alguns casos, pode ser o Instagram ou Facebook, em outros pode ser o Twitter ou LinkedIn.
Você pode começar seguindo pessoas influentes do seu nicho, em seguida, publicando conteúdo de valor e vinculando-o ao conteúdo de outras pessoas.
Vamos na regra de Pareto 80/20 para publicação, promoção e Marketing de Mídia Social:
Cerca de 80% do que você publica deve ser divertido ou educativo e os 20% restante pode ser promocional.
Ou seja, a cada 5 posts publicados, 4 são conteúdos úteis e apenas em 1 você promove/vende sua solução.
Lista de E-mail
Todo mundo tem uma lista de e-mails! Se você puxar seus contatos da sua conta de e-mails, deve ter alguns importantes.
Mas atenção: Provavelmente, esses contatos não te deram permissão para enviar conteúdo ou promoção.
Sendo assim, você pode mandar uma mensagem pessoal pedindo autorização para enviar novos conteúdos.
Você só deve enviar próximos conteúdos para quem respondeu permitindo.
O cenário ideal é você criar algo de valor – chamamos de recompensa digital – e oferecer em troca do e-mail.
Você já deve ter tido a experiência de colocar seu e-mail em um formulário para receber um e-Book, por exemplo.
Geralmente usamos um software de e-mail marketing – como o MailChimp – para armazenar esses e-mail.
Além disso, esses softwares permitem o envio massivo de e-mails, de forma mais segura e efetiva.
Posso te garantir que listas de e-mail são uma mina de ouro, caso sejam trabalhadas estrategicamente.
Você vai usá-las com 2 objetivos:
- Nutrir um relacionamento com seus membros/clientes existentes;
- Fazer esses leads avançarem no seu funil de vendas.
Calma! Se você é iniciante no Marketing Digital, isso são conceitos que você vai aprendendo gradativamente.
Parcerias
Não posso dizer que essa é uma estratégia nova, mas existem abordagens modernas para fazer uso das parcerias.
Por exemplo, você pode usar o alcance dos Influenciadores ou Empreendedores Digitais.
A ideia é se “expor” (apresentar) à audiência um do outro, o que pode beneficiar ambos, aumentando suas audiências.
Se você ainda não tem audiência online, talvez não consiga fazer parcerias, mas pode pagar para essas pessoas te divulgarem.
É importante que a audiência dessas pessoas tenham a ver com o público que você pretende atingir.
Hoje em dia, a galera faz bastante Lives juntos ou até entrevistas, podecasts, etc.
Retenha seus Membros Atuais
Te falei os meios mais eficientes para atrair novos membros, mas é muito mais importante reter os atuais.
Eu até disse e reafirmo que é mais fácil reter do que atrair novos, mas não negligencie as pessoas que já investiram seu dinheiro.
Você precisa mante-los animados, interagindo, prestando atenção aos comentários, fornecendo conteúdo de qualidade, etc.
Dois principais erros que fazem muitos empreendedores perderem suas conquistas:
- Depois de conseguirem o que queriam – geralmente grana – começam a ficar desleixados com sua comunidade;
- Achar que as pessoas vão estar ali por toda a vida.
Isso não poderia estar mais longe da verdade!
Se essas pessoas sentirem que sua oferta as iludiu, elas sairão e isso pode ter várias consequências ruins.
Então, o mais importante é manter viva a comunidade, adicionando sempre valor e novos conteúdos, caso seja essa a promessa inicial.
Seria interessante criar um fórum, uma nova série de vídeos ou um podcast (está em alta).
Não precisa liberar o conteúdo todo de uma vez, o que pode ser até o melhor caminho para mantê-los “presos”.
Agora, acredite ou não, criar e executar um site de membros é bastante simples, ainda mais quando você usa as ferramentas certas.
Há muitos recursos a sua disposição, e vamos ver nessa série como utilizar o WordPress e alguns temas e plugins.
Mas, você pode usar outras coisas, outras plataformas, outras ferramentas – você é livre.
Entretanto, se você quer aprender a criar seu site de membros usando o WordPress, venha comigo até o final dessa série.
Conclusão
Seria leviano da minha parte dizer que executar um site de membros é algo para todos.
Não pense que é criar e ficar rico! Eles exigem esforço, trabalho, comprometimento, consistência e tempo.
Se você está mesmo disposto a investir essas coisas, então crie seu site de associação o quanto antes.
Do contrário, daqui há alguns poucos anos você desejará ter começado hoje – Não fique para trás nesse movimento.
Você pode criar e estabelecer autoridade, criar uma audiência, gerar tráfego e ganhar a vida – tudo que alguém poderia querer.
Crie seu Membership e comece a divulgá-lo imediatamente!
Mas antes, crie um conteúdo realmente útil, relevante, que agregue valor, para que as pessoas vejam o quando você pode oferecer.
Conquiste sempre novos membros, mas não desmereça os atuais, adicionando sempre conteúdo e valor.
Desse modo, você se tornará um empreendedor digital com uma próspera comunidade online.