3 Conceitos para Construir a Lealdade do seu Público
Uma das coisas mais importantes de se construir um negócio na internet, mais importante até do que gerar tráfego ou criar lista, é construir uma audiência, quero dizer, pessoas engajadas no seu projeto. Imagine seu site recebendo milhares de visitas, imagina seus perfis sociais com milhares de seguidores, sua lista crescendo rapidamente. Do que adiantariam esses números se seu público não tivesse engajamento? Por isso não adianta você comprar posicionamento, comprar lista, comprar fãs, etc. No fim das contas, o que vai tornar o seu sucesso online possível, é o envolvimento do seu público com você, com a sua marca.
Hoje resolvi bater um papo com você sobre um assunto menos técnico e mais “estratégico”. Vou compartilhar com você alguns conceitos simples, mas poderosos para você construir uma lealdade absoluta do seu usuário e torná-lo fanaticamente viciado em você. Quando digo você, me refiro ao seu projeto, seu site, blog, empresa, mas pode ser você mesmo também – Estes conceitos se aplicam a todos os casos.
#1. Polaridade
[Tweet “Você precisa definir sua posição. Você tem que “escolher um lado” e manter-se nele.”]
Empreender significa ter muita coragem para tomar uma posição. A maioria das pessoas tentam agradar a todo mundo, atender todos os públicos, e é por isso que muitas vezes não conseguem construir uma base de fãs leais, fanaticamente viciados.
Polaridade pode ser tão simples quanto o bem contra o mal. Ao escolher um lado, você está declarando “gerra” ao outro lado. Quer um exemplo? A Pepsi. Eles vieram com o desafio Pepsi que, essencialmente, declarou gerra à Coca-Cola.
Agora, uma coisa que você deve ter um mente é que você não pode criar polaridade. A polaridade já existe dentro do seu nicho, no seu público. Você apenas deve encontrá-la e fazer sua opção.
Pense, por exemplo, no sistema bipartidário americano (democratas vs. republicanos). Eles apelam para a sua base de adeptos – Se são pessoas liberais ou conservadoras.
Ao encontrar a polaridade existente e optar, muitas vezes você vai criar muita polêmica. Mas quer saber um segredo? Controvérsia vende!
Outro exemplo? A Apple. É totalmente sobre a polaridade. Você já deve ter visto aquele comercial americano “Sou PC e Sou Mac”. Eles forçam o usuário a escolher um lado, e funciona! As pessoas costumam recomendar Mac, mesmo quando ainda não possuem um, quando nem mesmo usaram. Isso é até engraçado. E até no comercial, o cara do PC parece chato. Isso cria fidelidade à marca.
#2. Avatar
Para construir a lealdade insana do usuário, você tem que conhecer o seu cliente. Você tem que entender a mentalidade de seus clientes.
Você precisa saber a sua idade, sexo, nível socioeconômico, etc. Em termos de marketing, isso é chamado de criação de um avatar do cliente. Você deve criar alguns diferentes tipos de usuários que você deseja em seu site. Digo mais, você deve estabelecer o seu tipo de cliente ideal.
A melhor maneira de saber sobre o seu cliente, é ser seu próprio cliente. Isto é exatamente como nós lançamos a nossa Plataforma [wp24]. Assim, um tipo de usuários para [wp24] seria empreendedores digitais que utilizam o marketing digital como sua principal ferramenta.
A segunda melhor maneira de entender o seu cliente é tendo “experiências em primeira mão“. Eventos presenciais, por exemplo, são ótimos para você conhecer e definir as necessidades do seu público.
#3. Status
Outra ótima maneira de construir a lealdade insana do usuário, é oferecendo-lhe status. Nós, como seres humanos, estamos buscando continuamente status. Nós somos programados para fazer o julgamento apressado com base no status, usando carros, roupas, etc. Se você quer que as pessoas sejam leais a você, então, tem que dar-lhes um status.
Fomos condicionados a este sistema de recompensas e status desde a nossa infância, desde a escola. Algumas pessoas obtém uma estrela de ouro, alguns uma estrela roxa, etc. Esta recompensa que custa quase nada, dá ao garoto um status em sua própria mente. Este é um grande exemplo em que você pode usar as estatísticas em vez de coisas, e ainda construir a lealdade do usuário.
Quer um outro exemplo de status? A Mercedes. As pessoas compram Mercedes não por sua utilidade, mas por seu status. Comprariam um Mercedes, se não tivesse o símbolo Mercedes? Provavelmente não. Sem o símbolo, ele é apenas um Hyundai melhorado. A utilidade do carro é a mesmo. Ambos chegam do ponto A ao ponto B.
Agora, se você pode usar este status como um catalisador para a conexão, então você está no caminho certo.
Um exemplo de uma empresa que faz isso muito bem é a Harley Davidson. As usuários/clientes encontram com pessoas do mesmo “espírito”. A Harley Davidson permite que você faça isso, se esse é o seu interesse.
Seja o catalisador para a ligação entre os seus usuários!
O que você achou desses 3 conceitos que vimos?
Como você acha que dá para implementar isso no seu negócio?
Você já está fazendo isso?
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É isso… Espero que tenha gostado. Até o próximo post!