Comece Definindo e Espalhando sua Unique Selling Proposition
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Você pode ter clicado para ver este post depois de ler seu título, e talvez tenha imaginado encontrar aqui soluções mirabolantes ou segredos sobre como utilizar seu site para realizar vendas automáticas. Talvez você pense que devam existir tecnologias ou, no caso do WordPress, plugins que vão colocar seu site no piloto automático. Mas, na verdade, o que eu vou compartilhar com você envolve tecnologia, pois estaremos falando do seu site WordPress, mais envolve muito mais a questão pessoal e psicológica da venda.
Vendas é sobre como se conectar com seu potencial comprador, estar onde eles estão, oferecer a informação exata que precisam para decidir-se escolher você, sua solução, seu produto ou serviço, e não do seu concorrente que está à um clique de distância.
O Bom Vendedor
Definitivamente seu cliente é um importante ativo, mas seu vendedor também é. E, neste caso, seu vendedor pode ser o seu site.
Seu site pode realizar vendas para você 24 horas por dia, 365 dias no ano, e é provável que você já tenha ouvido isso. A verdade, é que ele pode dizer ao seu potencial cliente exatamente o que ele precisa saber sobre o seu negócio. Mais do que isso, ele pode contornar suas objeções. Além disso, você pode criar um relacionamento com eles através do seu site. Pode construir confiança, fazendo-o comprar.
Bem, depois de ler isso, talvez você deva estar pensando que deve haver algo errado, pois o seu site não está fazendo isso. Então, podemos concluir que seu site não está sendo um bom vendedor.
Um site com o perfil que eu descrevi pode fazer muita coisa, mas será que pode se transformar em uma máquina automática de vendas? Será que ele pode atender às necessidades dos seus potenciais clientes e orientá-los para o “caminho psicológico” que devem tomar para a compra?
Lembra das cordas psicológicas?
Se seu site é isso tudo ou não, não se preocupe! Quero mostrar a você como transformar seu site WordPress em um Site Vendedor. Assim, ele será sua nova máquina automática de vendas.
O Vendedor entrega a USP
Você não comercializa um produto nem comercializa um serviço. Você comercializa benefícios (Descreva-os). Pense nas características especiais de seu produto ou serviço que o diferencia da concorrência. Isso também é conhecido como USP (Unique Selling Point ou Unique Selling Proposition – Proposta Exclusiva de Vendas).
Um das coisas mais importantes que um vendedor deve deixar muito claro para seus potenciais compradores é por que eles deveriam comprar de você.
O que realmente torna seu negócio diferente dos seus concorrentes?
É uma coisa que você deve saber, mais é importante lembrar que o comprador tem as “melhores cartas na mão”, numa relação comprador/vendedor. A menos que você esteja comercializando produtos e serviços que eles precisam desesperadamente e somente podem comprar de você (isso é uma situação bem incomum), o comprador pode passar por você muito mais facilmente do que você por ele.
Ter uma USP muito bem definida é vital para qualquer negócio. E, enquanto alguns nem sequer ouviram falar sobre isso, muitos especialistas em marketing irão dizer que sua USP é o fator mais importante para suas vendas – E isso faz todo sentido.
Pense por um minuto: Tudo que você compra em sua vida, compra por um motivo, certo? E, tudo que você compra, compra de um determinado lugar ou pessoa por uma razão específica, certo? Talvez você compre naquele supermercado porque fica perto da sua casa. Talvez compre naquela loja porque é mais barato que em outras. Talvez porque não encontra aquilo em outro lugar ou porque a qualidade é superior, etc.
Há uma razão para você agir assim, e essa razão, determina para onde vai o seu dinheiro.
Você, o vendedor
Quero reforçar agora para você, que a primeira coisa que você precisa fazer para transformar seu site em uma máquina automática de vendas é descobrir qual é sua USP: O que torna você diferente? O que você oferece que a concorrência não tem?
Eu sei que isso não é tão fácil! Mas para ajudar, você pode pesquisar, olhar exemplos, ver diferentes maneiras de abordar. Mas, se você já tem uma USP, então está no caminho certo.
A próxima coisa que você deve fazer é certificar-se de que seus clientes sabem qual é a sua USP. Se eles não sabem, não podem ajudá-lo. Isso pode parecer óbvio ou até idiota, mas se você fizer uma breve pesquisa vai perceber que a maioria dos sites não deixa isso muito claro.
Então a Regra Número 1: Espalhe sua USP por todo o site.
Então, vamos ver onde exatamente você poderia incluir sua USP no seu site?
#1. Inclua sua USP em seu Cabeçalho
Sua USP tem estar no cabeçalho do seu site. Nada mais fácil do que WordPress para isso.
Você pode incluí-la na descrição (Tagline) do seu site. Se por acaso, você utiliza um cabeçalho personalizado que não mostra a descrição do site, então, você pode incluí-la na sua logo.
#2. Insira sua USP na sua Copy
Certifique-se de incluir sua USP onde for possível, contanto que não incomode e pareça natural.
Você deve incluir sua USP no texto da sua Copy, mas pode fazer algumas alterações que passem a mesma ideia, mas de uma maneira um pouco diferente. No entanto, se você for usar sua USP como no cabeçalho, então, certifique-se de usá-la da mesma forma. Repetição é a chave.
#3. Insira sua USP em destaque na Página Inicial
Você deve ter entendido, sua USP é sua principal mensagem. Então, por que não destacá-la na Página Inicial do seu site?
Se você acha que sua USP vai “estragar” seu layout/design, então repense seu design. Mais uma vez, SUA USP É SUA PRINCIPAL MENSAGEM! Seu design deve ser construído em torno dela, e não o contrário. Esta é a primeira coisa que você quer que seus clientes potenciais saibam sobre você.
#4. Insira sua USP na barra laterial (Widget/Sidebar)
Os widgets que ficam na barra lateral do seu site são um ótimo lugar para dar destaque a sua USP. Mas que fique perto do topo!
Se você puder, crie uma imagem atraente, que chame a atenção para sua USP. Não deixe-a perdida em meio aos links sociais, categorias, atualizações do Twitter. Torne-a destacada, afinal, é sua principal mensagem, lembra?
#5. Inclua sua USP na sua página Sobre
Nem precisava dizer não é?
Fale sobre sua USP na sua página sobre. Quer falar de você, ótimo, mas trabalhe em torno da sua USP. Então, na parte inferior da sua página Sibre, coloque seu nome (ou sua assinatura, como eu uso), e abaixo sua USP novamente.
#6. Use sua USP no E-mail
Assim como você fez com sua página sobre, inclua sua USP na assinatura dos e-mails que você envia.
#7. Use sua USP nas Mídias Sociais
Usar sua USP é sua principal tarefa. Repite-a, repite-a e repite-a.
Você acha que deveríamos incluir nossa USP em mais alguns lugares importantes? Escreva nos comentários abaixo.
Conclusão
Você deve mesmo repetí-la, mas não para torná-la obsoleta ou cansativa.
Se você configurou sua USP apenas nos lugares que eu sugeri, você já estará fazendo um bom trabalho.
Talvez seu potencial cliente não perceba de imediato sua USP, mas conforme ele for convivendo com você, ele vai notá-la. E, a hora que eles perceberem isso, abrirão portas importantes para comprar de você. Estas portas são as que diferenciam você dos seus concorrentes. São as portas que no final dizem: “Certo, vamos fechar negócio!”.
Então, nesta primeira parte, falamos como desenvolver sua USP de forma clara, espalhando-a por todos os lugares. No próximo post da série, vou mostrar a você como apresentar seu negócio de uma forma que forneça informações úteis que impactam seus potenciais compradores.
Comente o que você achou dessas dicas abaixo. Seus pensamentos são muito úteis para que eu possam construir um conteúdo altamente relevante para você.
Até o próximo post,
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