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Experiência do Usuário em Site de Membros

Experiência do usuário é um fator crítico de sucesso, então veja algumas coisas que podem ajudar a melhorá-la, apenas com alguns ajustes estratégicos.
Este post é a parte 9 de 12 da Série Membership e Recorrência com WordPress

Com tantos caminhos, tantas dicas, o que realmente pode ajudar a melhorar a experiência do usuário no seu site de membros.

De fato, muito do que ouvi e aprendi, mesmo há pouco tempo atrás, já não serve para os tempos atuais.

Esse conteúdo é conceitual, teórico, sim, mas são dicas importantes, antes de sair criando qualquer coisa.

Algumas dessas coisas envolvem landing pages, páginas de vendas, tráfego, carta de vendas, copywriting, etc.

Na verdade, eu posso afirmar que você ainda vê por aí muita coisa que não funciona, ou que não é bem assim como dizem.

São fórmulas, segredos, robôs e automatização (piloto automático), e tantos termos que você conhece ou já ouviu falar.

Mas o que isso tem a ver com Site de Membros (Membership) e a experiência do usuário?

Talvez, você pode estar pensando isso, mas o que eu quero que você entenda é um novo conceito, e também que os tempos mudaram.

Experiência do Usuário em Novos Temos

Experiência do Usuário em Novos Temos

Você não pode simplesmente enviar o tráfego para uma página de vendas e esperar que as pessoas comprem.

Digo isso, se elas nunca ouviram falar de você antes – relacionamentos são críticos hoje em dia.

Mesmo que você domine Copywriting, Vídeos de Vendas, Persuasão, Marketing de Atração ou alguma coisa do tipo…

Nada será mais forte que o poder dos relacionamentos.

Claro que quando você domina as técnicas certas, você pode fazer muito mais com menos.

Sim, você tem que aprender sobre as técnicas que vão ajudá-lo a vender mais.

Entretanto, você não deve esquecer, que do outro lado, tem alguém com problemas a serem solucionados, dores, anseios.

Então, vamos aprender a vender mais e melhor, mas não vamos esquecer a experiência do usuário.

Quando a Experiência do Cliente é Ruim…

Quando a Experiência do Cliente é Ruim...

Você pode “irritar” uma pessoa, por exemplo, com um produto de baixa qualidade ou uma experiência de compra ruim.

Contudo, tenha certeza que milhares de pessoas vão ouvir sobre isso – e eles não vão parar por aí …

Com o Reclame Aqui, além de Fóruns, Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, etc, à sua disposição, eles podem desabafar à vontade.

Ou pior, às vezes ficam tão insatisfeitos com os produtores, que acabam pirateando seus produtos só “por diversão”.

Eu não digo isso para assustá-lo, apenas para que você saiba que…

Por causa das mídias sociais e outras ferramentas de comunicação social (ou sites de downloads), as pessoas têm poder.

Portanto, você precisa entregar um grande produto, o melhor conteúdo e uma excelente experiência do usuário para seu próprio bem.

Não adianta você ter a “Copy” perfeita, uma verdadeira “máquina automática de vendas”… para ganhar dinheiro na internet!

Se a experiência da compra não solucionar as dores do comprador, sua vida como empreendedor digital não será muito longa.

Você pode ter um pico de vendas inicial, ou dependendo do caso até encher seu bolso de grana.

Entretanto, à longo prazo, vai comprometer sua carreira ou imagem online – você não quer isso com certeza.

Mas, vamos entrar no ponto específico dos sites de membros…

Produtos Digitais vs. Site de Membros

Produtos Digitais vs. Site de Membros

Aqui está o Passo 1: REPENSE seu negócio de (Info)Produtos!

Deixe-me explicar… Os produtos digitais estão rapidamente dando lugar à recorrência!

Enquanto você fica pensando que o segredo são lançamentos, a concorrência rouba seus clientes rapidamente.

Produtos “fechados”, que não dão continuidade à proposta de solucionar dores estão ficando defasados.

Desse modo, o que estou sugerindo, é que você venda o acesso às suas informações de um modo inteligente.

Ofereça acesso aos seus comprados à uma área de membros estrategicamente criada.

A boa notícia é que, com a tecnologia e novos opções disponíveis, você pode criar um site de membros muito mais facilmente.

Não deixe pro futuro!

Não deixe pro futuro!

Já falei sobre isso e vai chegar um ponto em seu negócio, onde você vai ter que atualizar os seus produtos.

Talvez seja por causa de novas informações, mudanças nas ferramentas, painéis de controle e recursos.

Ou talvez, você simplesmente vai mudar de ideia sobre um determinado assunto.

Sites de Membros permitem que você atualize o seu produto sem a necessidade de criar a coisa toda de novo.

Ao “quebrar” as informações em pedaços, você pode mudar o que você quiser – um vídeo, áudio ou um capítulo – sem ter que mexer em tudo.

Imagine ter que voltar a fazer um produto inteiro de uns 90 minutos em vídeo, porque os caras do Facebook decidiram mudar alguma coisa

Ou, porque você descobriu que a melhor maneira de ganhar massa muscular é comendo proteína dentro da primeira meia hora ao acordar.

Se esta nova (e atualizada) informação não estiver em seu produto, você poderá estar fazendo aos seus clientes um desserviço.

Entende isso? Concorda comigo?

Bem, talvez esta seja minha filosofia, e o que você vê por aí seja bem diferente disso.

Eu sei que alguns produtores preferem relançar a versão 2.0, 3.0, etc.

Além disso, seu pode ser até mais lucrativo, talvez na maioria das vezes.

Mas, estamos falando aqui de experiência do usuário, experiência de compra para o seu cliente.

Então, não se trata somente de vender ou lucrar mais, certo?

Não Tome o Caminho “Fácil” …

Não Tome o Caminho "Fácil" ...

Você gosta de baixar uma tonelada de vídeos, mp3 e PDFs em seu disco rígido? Quanto disso deve caber no seu HD?

Tenho certeza que seu cliente provavelmente não quer virar também um “acumulador digital”.

Dê-lhes um lugar onde possam entrar e consumir o que acabaram de comprar, em seus próprios termos.

Tornar fácil não vai fazê-los comprar de novo, e de novo, ou seja, ser fácil não vai ajudar a fazer mais dinheiro.

Pense em seus clientes antes de pensar em si mesmo, e quando o fizer, você nunca vai buscar o caminho “fácil” novamente – eu garanto.

Conclusão

experiência do usuário

A ideia que eu quis passar para você neste conteúdo, é que você deve pensar em construir um relacionamento com seus clientes.

Uma excelente forma de fazer isso é oferecendo uma área de membros para compartilhar seu conteúdo.

Agora, claro que você precisa se relacionar com estas pessoas também através da sua plataforma.

Não vai adiantar criar um site de membros somente para ter páginas com os conteúdo para o cliente acessar.

Na verdade, se este fosse o caso, você nem precisaria de um site de membros.

Outra coisa, estamos falando de usuários, clientes, pessoas que compraram seus produtos e sua experiência de compra.

Mas você também deveria criar um blog e oferecer conteúdo gratuito, criar uma lista e se relacionar com ela.

Além disso, oferecer conteúdo gratuito vai fazer você ser melhor notado por seu nicho, vai ajudar a criar reputação online.

Não vou nem dizer autoridade, porque como diz nosso amigo Rafael Albertoni, autoridade é um gatilho – você dispara e cria instantaneamente.

Você está comprometido em oferecer uma ótima experiência do usuário naquilo que está criando?

Deixe suas respostas e perguntas na seção de comentários abaixo…

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