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Membership: Tudo sobre Assinaturas e Recorrência

Esse é o primeiro post da série sobre Membership: Assinaturas e Recorrência. Tudo que você precisa saber, de conceitos à execução e geração de renda.
Este post é a parte 1 de 12 da Série Membership e Recorrência com WordPress

E esse é o primeiro post de uma série de conteúdos que vamos lançar sobre MemberShip aqui no WP24Horas.

Membership, Site de Membros, Assinaturas, Recorrência, é um tipo de site que tem se tornado popular.

Membership é um modelo de negócios, não é novo, mas muita gente desconhece o seu poder.

Quem não conhece algumas, se não todas, essas marcas famosas por seu modelo de recorrência?

A economia da recorrência transforma as relações comercias, transformando o consumo em acesso.

É a economia da subscrição – assinaturas – onde se vê uma política “ganha-ganha”, entre empresas e clientes.

Existem algumas regrinhas básicas para o Subscription Business Model:

  • Simplicidade na inscrição e no cancelamento
  • Preços viáveis ao tipo de consumo
  • Serviços transparentes
  • Conveniência, comodidade e utilidade

Claro que é um Modelo de Negócios muito abrangente, mas como falamos de WordPress por aqui…

Vamos tentar nos ater aos Site de Membros – ou Recorrência/Assinatura.

O Início do Movimento…

Depois da bolha da publicidade, blogueiros e influenciadores on-line perceberam que poderiam criar um negócio baseado em conhecimento.

Aqui no Brasil, e no mundo afora, temos uma onda crescente de empreendedores criando produtos digitais.

Mas um produto digital, é apenas um produto (óbvio) que é distribuído em um canal digital, não um modelo de negócios.

Isso quer dizer que você pode transformar a venda de um produto digital em um tipo de Membership.

Eu acredito que, quando esses empreendedores enxergarem o potencial da internet impulsionando Membership…

Minimamente, vão migrar rapidamente para esse sistema! Isso chama a sua atenção?

O que é um Membership Site?

Membership Site

Você deve conhecer aqueles sites que cobram uma assinatura para que seus membros tenham acesso ao conteúdo.

Imagine como se fosse uma assinatura de jornais e revistas – para os mais antigos.

Assim, você pode criar um site e definir regras de acesso e restrição do conteúdo, até mesmo vinculando à pagamentos recorrentes.

Inclusive, muitos sites e serviços que eram totalmente gratuitos, estão surfando a onda da recorrência.

Um bom exemplo? Youtube!

Você paga uma assinatura para ter recursos aprimorados (como não ver anúncios).

As opções e formatos estão limitados apenas à sua imaginação, mas os mais comuns são:

  • Artigos em estilo blog
  • Listas
  • Vídeos
  • Webinars
  • Podcasts
  • e-Books
  • Screencasts
  • Cursos

Veremos mais alguns exemplos e ideias nos próximos conteúdos…

Voltando ao cerne… Você decide sobre a frequência de publicação, quanto conteúdo e como deseja publicar.

Desse modo, sempre que você lança um novo conteúdo, terá membros/assinantes, querendo consumi-lo.

Geralmente, esses membros tem acesso restrito com login e senha, que estarão ativos de acordo com o status da assinatura.

Desse modo, podemos resumir bastante tudo isso dizendo que “Membership Site” é uma boa maneira de ganhar dinheiro com seu conteúdo.

Assim, quanto mais as pessoas respeitarem e valorizarem seu conhecimento, mas desejarão aprender, e mais pagarão.

Portanto, você pode transformar seu conhecimento em conteúdos fracionados e vender o acesso com recorrência.

Contudo, você também pode ter um produto digital e criar um site de membros para ser um complemento.

Por que Criar um Membership Site?

Common Questions - Home Air Check

Li um livro do Simon Sinek chamado “Comece pelo Porquê“, então, acho que faz sentido te dar alguns “Porquês” agora.

Claro que talvez você possa já ter adotado o “porquê financeiro” – se dá dinheiro, eu já quero.

Mas, há diversos outros benefícios que esse modelo de negócios de Recorrência pode oferecer.

Membership é a maneira mais poderosa de interagir com o usuário

Se você tem o objetivo de criar uma comunidade online de pessoas comprometidas, isso funciona.

O motivo disso é simples: Se eles pagaram para estar ali, estão mais comprometidos com seu negócio.

Fácil de gerir e atualizar

Se você cria um e-Book, por exemplo, e pode ser que tenha um conteúdo bem atualizado… mas por quanto tempo?

Imagine que algumas informações do seu e-Book tenham ficado obsoletas e você, até reescreveu-o.

Mesmo assim, muita gente nem saberia sobre as atualizações, ou nem baixariam ou comprariam novamente.

Agora, um site de membros permite que você adicione facilmente novos conteúdos, bem como atualize-os.

Utilize diversos formatos

Membership Sites permitem que você compartilhe e combine conteúdo escrito, PDFs, áudios, vídeos, etc.

Você pode utilizar muitos formatos diferentes, oferecendo assim maior acessibilidade ao seu conteúdo.

Gere Renda Recorrente

Você pode muito bem cobrar uma taxa única para que as pessoas adiram, ou pode optar pela recorrência.

Eu diria que a receita recorrente é a melhor maneira, ainda mais quando é escalável, automatizada e passiva.

Evolua e Encante

Quanto mais sua comunidade cresce e interage, mais informações você obtém, podem usá-las para melhoria.

Melhorando seu produto/serviço a partir do interesse da própria comunidade, ele se torna mais valioso.

Benefícios de um Site de Membros

Passive Income Ideas: 35 Strategies to Boost Your Income In 2020

Vimos os Porquês, que podem muito bem serem vistos como benefícios de se ter um Membership Site.

No entanto, quero deixar as coisas ainda mais interessantes, e te mostrar o que você pode ganhar com isso.

Compreender esses benefícios ajudará você a criar um conteúdo melhor e atrais ainda mais clientes em potencial.

Aumente sua Receita

Você quer ganhar mais dinheiro, certo? Eu creio que sim, pois do contrário talvez não estivesse lendo esse conteúdo agora.

Talvez você já seja um empreendedor digital que tenha um produto on-line – curso, e-book, aplicativo, etc.

Site de assinaturas pode se tornar outra fonte de renda para você ou seu negócio.

Se você é um empreendedor raiz, sabe que na maioria dos casos a diversificação é importante.

É como investir seu dinheiro… você não colocaria tudo em apenas 1 única ação, certo?

Ou aquela frase clássica:

Se você colocar todos os ovos na mesma cesta, poderá ficar sem nenhum.

No empreendedorismo digital é linda a capacidade que temos de criar vários fluxos de receita ou fontes de renda.

E, eu diria até que existe certo risco em empreender numa única coisa on-line, porque a gente tá sempre vendo o mercado mudar.

Eu lembro quando as pessoas ganhavam muito dinheiro com AdSense, com Páginas no Facebook, e outras coisas mais antigas.

10 Ways to increase your Organic Reach on Facebook | Jacobdeen
Queda no alcance orgânico (gratuito) do Facebook

Portanto, você pode criar diversos cursos on-line, produtos digitais e membership sites.

Construa Autoridade e Lealdade

Autoridade é um ativo muito importante hoje em dia.

O que é Autoridade? É a percepção que as pessoas têm sobre o que você é ou sabe.

Isso quer dizer que as pessoas acreditam que você sabe o que está falando e pode garantir o valor das informações.

Além disso, essa Autoridade permite que você envie mensagens que garantem o acesso à informações que valem o suficiente para exigir um pagamento.

Eu não quero parecer totalmente focado em dinheiro, mas se as pessoas não confiarem em você não lhe darão seu dinheiro.

No entanto, como empresário, você não pode forçá-las, mas pode ganhar sua confiança e lealdade.

O ser humano é por natureza leal, então, se gostar de você, se confiar em você… será leal a você.

Se você for uma fonte de informações valiosas, as pessoas vão sempre recorrer a você, sempre voltar.

Portanto, seu Membership Site é uma excelente forma de construir isso.

As pessoas que assinarem, demonstrarão lealdade, e você tem a oportunidade de nutrí-las.

Desse modo, se você entregar valor, e não decepcioná-las, continuarão pagando para acessar seu conteúdo.

Além disso, criar um site de assinaturas pode adicionar mais peso ainda à sua autoridade e credibilidade on-line.

Esqueça os Produtos Físicos

Nada contra! eles são totalmente necessários, mas também podem criar um sem número de problemas para você.

Você precisaria de um estoque, lugar para armazená-los, investir em transporte e logística, contratar pessoas para vendê-los.

Se você tiver certo sucesso e vender rapidamente o estoque, pode aborrecer as pessoas não tendo estoque ou faze-las esperar.

Um site de membros é digital, virtual, não ocupa espaço e você tem um “estoque” ilimitado.

Entretanto, não quer dizer que seja mágico, que não dê trabalho, que não gere alguns tipos de problemas.

Mas suas preocupações são beeeeeem menores, desde que você continue fornecendo conteúdo e mantenha a estrutura funcionando.

Desenvolva Relacionamentos

Tudo é vendas! E tudo se baseia em relacionamento – não vou discutir tanto essas afirmações agora.

Contudo, você sabe que, se as pessoas não sentirem que o conhecem (em um nível até pessoal), não farão negócios com você.

Ter um Membership Site vai te dar a chance de criar relacionamentos em uma comunidade exclusiva.

Estamos falando de pessoas dispostas a pagar para consumir seu conteúdo, o que já faz com que eles sintam mais conectados entre si e com você.

Isso é mágico! E poderoso…

Essas pessoas são mais dedicadas e estão buscando novas soluções, mais conhecimento, para desenvolverem seus próprios talentos e skills.

Além disso, dentro a sua comunidade pode existir aquele parceiro que vai ajudar sua empresa a crescer mais rápido.

É um estrada com várias vias… todos trabalhando juntos para alcançar um objetivo em comum.

Grandes personalidades como o Napoleon Hill, chamariam isso de Master Mind – na tradução, Mente Mestra.

Gere Mais Valor

Sei que muita gente faz coisas totalmente de graça, como eu mesmo já fiz muitas (e ainda faço, esse conteúdo prova isso)…

Todo esse conteúdo gratuito que você publica em seus sites e mídias sociais são muito apreciados.

Mas, quando você é pago pelo seu trabalho, pode dar mais atenção, colocar mais tempo, esforço, pesquisa e entregar ainda mais valor.

Isso é percebido no conteúdo que você produz! E o dinheiro cria liberdade

Com mais liberdade, você tem mais foco para garantir que seu conteúdo tenha mais qualidade.

Contudo, cobrar pelo seu conteúdo não o torna automaticamente mais valioso, mas te permite injetar mais valor nele.

Surfe a Onda

Existe uma tendência mundial crescendo e engolindo tudo à frente… especialmente a venda de conhecimento.

Nesse momento que escrevo isso, estamos passando pela pandemia do COVID-19 (Coronavírus), o que intensificou a tendência.

Cada vez mais pessoas consumindo online, especialmente conhecimento, através do que chamamos de infoprodutos.

O que você está esperando para “empacotar seu conhecimento”?

A momento é: AGORA… O que você precisa: O que você JÁ TEM!

Imagine trocar o conhecimento que você já tem por dinheiro!

Por exemplo:

  • Um marceneiro pode fornecer aos membros, acesso exclusivo à vídeos ensinando como usar ferramentas;
  • Um “faz-tudo” pode oferecer tutoriais para consertos de coisas de casa, como vazamentos, etc;
  • Um amante da culinária, pode dar aos membros acesso à vídeos sobre como preparar receitas rápidas, simples e saudáveis;
  • Um designer gráfico pode conceder acesso aos membros acesso à uma variedade de gráficos prontos e tutoriais sobre como usar as ferramentas.

Isso foi apenas para citar alguns, mas as possibilidades são infinitas…

Resumindo…

Esse foi apenas o primeiro post da série sobre Membership e Recorrência, e apenas para trazer luz ao assunto.

Não sei se já tinha lido sobre isso ou não (deixe nos comentários), mas legal ter você aqui se desenvolvendo.

Vimos o que é membership, motivos para fazer e benefícios interessantes, que espero ter acendido o pavio.

Espero ter você aqui em cada parte da série e que consiga criar um negócio lucrativo a partir do seu conhecimento.

Te vejo no próximo…

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